sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Jetlag

O que é o jet lag?

Jet lag ou fadiga de vôo, é uma desordem temporária que causa insônia, fadiga e outros sintomas, como resultado das viagens aéreas em diferentes fusos horários.
É considerado um distúrbio do sono relacionados ao ritmo circadiano, que é uma perturbação do relógio biológico.

Quais são os outros sintomas e sinais do jet lag?


Além de fadiga e insônia, podem ocorrer nsiedade, constipação, diarréia, confusão, desidratação, dor de cabeça, irritabilidade, náuseas, sudorese, problemas de coordenação, tontura e até mesmo perda de memória.
Algumas pessoas relatam irregularidades nos batimentos cardíacos e maior vulnerabilidade à doença.

Crianças também podem sofrer os sintomas jet iguais dos adultos.

O que é um fuso horário?

Um fuso horário é uma região geográfica que tem o mesmo tempo em todo lugar dentro dela.
O mundo tem 24 fusos horários, um para cada hora do dia. Cada zona vai de norte a sul em tiras, que são aproximadamente 1.000 milhas (1.600 km) de largura. Como a Terra gira, o amanhecer ocorre em uma hora definida em um fuso horário, então uma hora mais tarde no fuso horário imediatamente a oeste e assim por diante até o 24 horas ciclo.
Porque é que o jet lag ocorre?

por causa da incapacidade do corpo de um viajante para ajustar imediatamente para o tempo em uma zona diferente.
Assim, quando um brasileiro chega em Bangkok à meia-noite, horário de Bangkok, seu corpo continua a funcionar no horário do Brasil.
Como o corpo mantém o horário?

Nossos corpos têm uma espécie de relógio biológico interno que segue um ciclo de 24 horas, chamado de ritmo circadiano.
Uma pequena parte do cérebro chamada hipotálamo atua como um despertador para ativar várias funções do corpo como a fome, sede e sono. Também regula a temperatura corporal, pressão arterial eo nível de hormônios e glicose na corrente sanguínea.
Para ajudar o corpo a dizer a hora do dia, as fibras no nervo óptico do olho transmitem percepções de luz e escuridão para um centro de cronometragem dentro do hipotálamo.
Assim, quando o olho de um viajante aéreo percebe amanhecer ou ao anoitecer muitas horas mais cedo ou mais tarde que o normal, o hipotálamo pode desencadear atividades que o resto do corpo não está pronto para executar, e jet lag ocorre.

Quanto tempo leva jet lag dura?

Depende do número de fusos horários atravessados .
Normalmente o corpo adequa-se ao novo fuso horário à taxa de um ou dois fusos horários por dia.
Ex. se você cruzou seis fusos horários, o corpo normalmente se ajusta em três a cinco dias.

DICAS PARA LIDAR COM O JET LAG


1) Fique em forma

Muito dias (ou semanas) antes de embarcar, pratique atividade física, coma direito e descanse bastante. Sua resistência e condicionamento físico irá permitir que você lide melhor com o jetlag.

2) Obtenha conselhos médicos

Se você tiver uma condição médica que requer monitoramento (como diabetes ou doenças cardíacas), consulte seu médico com antecedência da sua partida para planejar uma estratégia de enfrentamento, que inclui horários de medicação e consultas médicas, se necessário, no fuso horário de destino.

3) Mude sua agenda

Se a sua estadia no fuso horário de destino vai durar mais de alguns dias, começe a ajustar o seu corpo para o novo fuso horário antes de sair.

4) Evite o álcool


Não beba bebidas alcoólicas no dia antes de seu vôo, durante o vôo, ou um dia depois de seu vôo. Pode causar desidratação, interromper horários de dormir, náuseas e desconforto geral.

5) Evite a cafeína

Da mesma forma, não beba bebidas com cafeína antes, durante ou logo após o vôo.
A cafeína também pode causar desidratação e interromper horários de dormir.

6) Beba água

Beba muita água, especialmente durante o vôo, para neutralizar os efeitos da atmosfera seca no interior do avião.

7) Movimente-se no voo

Exercite suas pernas de vez em quando. Mova os pés e pernas para cima e para baixo e para trás e para frente. Dobre seus joelhos. Levante-se e sente-se. Caminhe a cada uma ou duas horas. Não tome pílulas para dormir.
Estas ações vão reduzir o risco de desenvolver um coágulo de sangue nas pernas.
Manter-se ativo, mesmo em uma maneira pequena, revitaliza e refresca seu corpo, afasta a rigidez, e promove a acuidade mental e física que podem aliviar os sintomas do jet lag.

8) Quebre a sua viagem

Em vôos longos viajando através de 8 a 12 fusos horários recomenda-se quebrar a sua viagem, se possível, com uma parada em uma cidade no meio caminho para seu destino.

9) Use sapatos e roupas confortáveis

Em uma longa viagem, como você se sente é mais importante do que a aparência.
Use roupas e calçados confortáveis. Evite itens que apertar, restringir, ou friccionar.
Ao selecionar sua mala de viagem, tenha em mente o clima no seu fuso horário de destino. Vista-se para o seu destino.

10) Verifique suas acomodações

Após a chegada, se você estiver hospedado em um hotel, verifique se as camas e são satisfatórios e se os sistemas de resfriamento e aquecimento estão em boas condições de funcionamento. Se a quarto é inadequado, peça outro.

11) Adapte-se ao horário local

Quanto mais cedo você se adaptar ao horário local, mais rápido o seu corpo irá ajustar.
Portanto, se você chegar a tempo do meio-dia local (06h no seu tempo), não tomar café da manhã. Almoce.
Durante o dia, expor seu corpo à luz solar fazendo caminhadas ou sentar em cafés ao ar livre. A luz do sol irá sinalizar seu hipotálamo para reduzir a produção de melatonina durante o dia, iniciando assim o processo de reinicialização do seu relógio interno.

Quando viajar com crianças, tentar colocá-los na programação/horário local. Quando viajar para o leste, tentar manter a criança acordada até a hora de dormir local. Se viajando para o oeste quando você vai ganhar tempo, acordar a criança em cima da hora local. Isto vale para os adultos também.

12) Homeopatia

Existem lguns remédios homeopáticos que podem ser usados. Ex. Arnica montana, Bellis perennis, Matricaria chamomilla, ipecacuanha Cephalelis, e Lycopodium.

Consulte um homeopata antes de tomar este ou qualquer outro remédio homeopático ou ervas.

Medicamentos para dormir não são recomendados para crianças.

13) Comece a adaptação antes do embarque.

Na medida do possível, calcule os das refeições no país de destino (almoço, janta, desjejum) e passe a seguir essa rotina.

14) Prefira desembarcar no destino no período de sol / dia

Tente marcar a viagem proporcionando o desembarque durante o dia, para poder expor-se ao sol e começar a adaptação período ao qual o corpo fica exposto à luz natural o mais rápido possível.

EXPERIÊNCIA PESSOAL

Na viagem que fiz pegando 3 fusos (4, 9 e 7h de diferença pro Rio de Janeiro) não tive problemas como nas outras viagens com fuso bem menor (3h).
No aeroporto eu não parava, não ficava sentada. Andava o tempo todo, em lojas, olhando coisas etc para cansar e exercitar.
Também já seguia o padrão de sono do destino. Se lá já era dia, eu ficava acordada. Se era noite, eu dormia (ou fazia de tudo para isso).
A viagem correu bem e não sofri com os jetlags, nem da ida nem na volta.
E água eu sempre bebi e bebo muuuuuito! Como medir se está bebendo bastante água? verifique sua urina. Deve estar clara, transparente. se sua urina estiver concentrada / escura, beba mais água.