sempre me perguntam sobre Cuba mais ou menos as mesmas coisas.
Fiz um resumo das dicas. Segue:
CAYO COCO/ CAYO GUILLERMO
Para ir a Cayo Coco/Guillermo ou Cayo Largo voce obrigatoriamente passa em Havana porque os voos para os Cayos são de madrugada partindo de Havana. Planeje umas 2 ou 3 noites em Havana na ida.
Se deixar pra ver Havana depois de ir aos Cayos, achará ruim.
Em Cayo Guillermo nao deixe de ir a Playa Pilar. Fomos a Playa Prohibida em Cayo Coco de bicicleta do hotel. Mas são muitos mosquitos. Leve repelente Exposis, que é o melhor.
Fique pelo menos 4 noites em Cayo Coco ou Guillermo (voce vai de um para o outro de onibus, que roda o dia todo. Eu me hospedei em Cayo Coco).
Tem CAYO LARGO que fica em outro canto (outro aviao pra ir). Dizem que é lindo mas nunca fui. Fica perto da Ilha da Juventude.
VARADERO
Eu amei Varadero até que conheci os Cayos... Vale a pena para você conhecer e dizer que foi. Mas os Cayos sao muito melhores.
Pode fazer 2 ou 3 noites em Varadero (antes de ir aos Cayos, porque se for depois achará ruim). Se tiver que escolher entre Varadero e Cayo, melhor os Cayos. Varadero fica a 2h de Havana de onibus. Eu contratei Varadero numa agencia de lá, no próprio hotel e fiquei num hotelzinho barato.
HAVANA
Em Havana reserve hotel em Havana Vieja. Os hotéis em outros bairros (Vedado) são melhores mas muito longe das atrações. Tudo acontece em Havana Vieja. Melhor ficar por lá.
O bar La Floridita (em Havana) é muito famoso e caro. É muito famoso.
No centro de havana (proximo a Bodeguita del Medio) tem uma área com barzinho que dá um agitozinho a noite.
La Bodeguita del Medio é uma portinha de bar. Nao é tipo pra sentar e ficar a noite. É bem pequena.
**
Se informe da programacao do Teatro (Gran Teatro de La Habana). Eu assisti um balé coordenado pela Alícia Alonso e foi muito bom.
Apresentacoes: http://www.balletcuba.cult.cu/paginas/presentaciones.html
**
Ah, as lojinhas sao muito simples e as lojas dentro dos hotéis são mais baratas que as da rua (tipo rum, charuto etc). Comprar na fábrica (charuto, rum) é sempre mais caro. Quanto mais chique o hotel que fiquei, mais baratas eram as lojas do hotel (o contrário daqui).
No Prado (rua importante de havana velha) tem lojinha de perfume. Acredite! Sao mto bons e baratíssimos (tipo USD 10,00). Os masculinos sao os melhores! A embalagem é horrível mas o perfume é tudo! A loja é muito feia e velha mas, os perfumes cubanos são muito bons.
**
Não deixe de experimentar a pizza cubana. Excelente!
**
Nao tenha medo de se aventurar num onibus ou carrón. Lá é mto tranquilo.
**
Preços: em lugares que costumam ser mais caros aqui (lojas de aeroporto, lojas de hotéis etc) lá é mais barato. E nas fábricas as coisas são mais caras.
**
Lá o povo tem muita necessidade e coisas simples aqui lá são muito caras. Leve para presentear sabonete, pasta de dente, roupas usadas, caneta tipo Bic, lápis... Você pode até trocar por coisas na feirinha pois valem muito. No meu caso eu doei mesmo, porque precisam muito.
**
Não substime. Qualquer pedinte na rua tem formação superior, fala inglês e tem amplos conhecimentos gerais e de atualidades do mundo.
**
O povo é muito simpático e receptivo. Você se sente muito bem.
**
Não ganho nada com isso, mas recomendo a agência Sanchat Tour. Foram ótimos e tudo muito organizado.
**
SORVETERIA COPELLIA
bem simples e sorvete bom. Nada de mágico ou especial. Vale a visita pois é muito famosa. Mas como tudo, está antiga e mal conservada. É longe de Havana Vieja e dá pra ir de ônibus. Só vá se tiver tempo sobrando, pois é longe.
VACINA: É necessário vacina de febre amarela. Após vacinar, vc deve pegar o cerificado internacional. Leve seu comprovante de vacina na Secretaria Estadual de Saude ou no posto da Anvisa no Galeao para pegar esse certificado.
PANAMA: o voo para Cuba faz escala no Panama. Vc pode pagar a taxa de embarque e ficar uns 2-3 dias no Panama. Lá vc conhece o canal (muito interessante) e faz compras (Panama é zona franca. Tudo mto barato). Deixe isso para a volta, porque sua mala vai ficar grande.