Por que não uma postagem sobre Macaé, minha cidade?
Nasci e vivo aqui e, como é uma cidade que vem gente do mundo inteiro, penso que gostariam de informações.
Farei um resumo e, fiquem a vontade pra perguntas.
Macaé fica a 2h30 de carro do Rio de Janeiro ou Niterói. Estamos a 30min de Rio das Ostras e a 1h de Buzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Em 20min se chega a Carapebus e Conceição de Macabu.
A cidade tem 23 quilômetros de litoral, o clima é quente e úmido na maior parte do ano (23°C e 38°C),.
É também conhecida como "A Princesinha do Atlântico", "A Capital do Petróleo Brasileiro".
Aqui temos praias, que dependendo do vento e época vai de água gelada a morna, ou de bravo a manso.
Pessoalmente, acho os melhores meses para banho os meses de março a junho. A água fica mais morna.
A Praia dos Cavaleiros é a mais badalada. Tem a Praia do Pecado, onde há prática de surfe. Praia Campista o mar é mais perigoso, pois fica fundo logo na beirada e o mar bate mais. É comum a prática de kite surf. A Praia da Imbetiba é onde fica o pier da Petrobras e é poluída. Tem placa informando que é liberada para banho em relação a coliformes fecais. Mas não recomendo devido ao grande trânsito de navios, que trazem óleo e produtos químicos. Entre a Praia dos Cavaleiros e a Praia Campista tem uma parte entre duas pedras que chamamos de Hollywood. Ali que fico e é bom para crianças.
Do cais pode-se pegar um barco (combina-se antes) para a Ilha de Santana ou de Frances.A Ilha de Santana precisa de autorização da Marinha do Brasil para entrar. São lindas e poucos conhecem. Quando eu vou, nosso grupo freta um barco de pesca e fica coisa de R$20,00 por pessoa. Vamos as 7h e retornamos 16h. Lá não tem estrutura. Tem que levar tudo (água, comida, saco de lixo etc).
Bem próximo ao centro (40min) temos a serra, com lindas cachoeiras. A que mais gosto são as de Bicuda Pequena. Mas tem Serro Frio, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Córrego do Ouro Trapiche, Glicério, Sana, Serra da Cruz etc. Para ir na cachoeira, sugiro ir com uma pessoa que conhece para levar nos pontos bons. A da Bicuda Pequena é tudo (eu adoro), mas o acesso ainda é difícil. Não tem muita sinalização sobre os lugares para banho. Mas em todas vc encontra pensão, comida, mercadinhos etc. Tudo muito pequeno e básico. No inverno tem festas de 2-3 dias em alguns lugares. No Sana tem festival de música instrumental todo ano. No Sana também pode-se escalar o Peito do Pombo. Fui uma vez. São 3h de caminhada. Saímos meia noite para ver o sol nascer lá. Na volta, vc está um bagaço. Mas é linda a vista.
Hoje Macaé está com uma boa rede de hotéis (Four Points, Abusos Tropicais, Panorama, Othon, Lagos Copa, Portugal, Blue Tree, entre outros - esses que lembrei de cabeça) e restaurantes.
Há muitas pousadas de trabalhadores, com quartos coletivos e diarias de R$20,00.
Aqui não tem albergue da Juventude.
A noite o movimento é na orla da Praia dos Cavaleiros.
Pra quem curte samba e choro, aqui temos um dos melhores lugares com ótimo choro. É um bar pé-sujo com um som de primeira, onde amigos se reunem toda quarta-feira após 19h para tocar. É o Bico da Coruja (veja vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=UrFrgJhadPo). Amo esse lugar. Se for lá, mande um beijo para Wallace por mim!
O rápido crescimento econômico da cidade tem feito uma valorização muito grande dos imóveis. Casas, apartamentos, terrenos... tudo muito caro para alugar e comprar. As coisas aqui são mais caras que no resto do país, a começar pela nossa caríssima gasolina.
Por hora é só.