sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ILHAS MAURICIO - ILE MAURICE - MAURITIS

ILHAS MAURICIO - ILE MAURICE - MAURITIUS


Um morador (Maik) que me deu muitas informações. Achei o contato dele num forum do Lonely Planet (http://www.lonelyplanet.com/members/LoneRunner). Sugeriu 3 lugares para ficar, para assim conhecer todos os lados da ilha (Mahebourg, Troux au Biches e Flic en Flac). O ideal é ficar em Mahebourg por ultimo, pois é mais perto do aeroporto e facilita na hora de ir embora. Se seu tempo é curto, exclua Flic en Flac. Ele tb sugeriu os hotéis de Mahebourg e Troux au Biches.
Separei as principais atrações próximas a cada lugar, como segue abaixo.


Outra coisa é que devem exagerar com a proteção solar desde o primeiro dia. Usem chapéu, protetor de pelo menos FPS50, camisas com proteção UV etc. Porque o sol é forte e mesmo nosso couro acostumado com praia aqui no Rio não aguenta a pressão.


Transfer:
Do aeroporto de Mahebourg (fala-se: Mai bur) fomos para a pousada com o próprio transfer da pousada. Ficou em 1000 rúpias para as 8 pessoas.


De Maheborg para Troux aux Biches fomos de van (1600 rúpias para 8 pessoas), no seguinte contato: 728-3255 e 631-9231. Também fomos de Flic En Flac para Mahebourg com esse mesmo transfer (1600 rúpias).
SUDESTE MAHEBOUR / BLUE BAY (4 noites) – Auberge Aquarella
Blue Bay - gostamos muito de Blue Bay e lá também tivemos uma das melhores refeições da viagem. O restaurante é Le Bouganville, tinha mesas de madeira e cercado (muro) de madeira e telhado rústico. Comemos muito, comemos bem e pagamos pouco. Pagamos 1090 rúpias para 2 refeições, sorvete com amêndoa, coca, suco e 1L de água. O prato escolhido foi peixe mauriciando. hummmm. 
Le Bouganville restaurant - Blue Bay - ótimoooo

Le Bouganville restaurant - Blue Bay - ótimoooo



Blue Bay



Ile Aux Cerf - é um paraíso para esportes aquáticos e tem a praia mais bonita nas Maurícias. Você não pode perder esta pequena ilha, delicadamente equilibrado no oceano, uma verdadeira pérolana paisagem da Ilha Maurícia. É realmente imperdível.

Ile aux Cerfs island Tour EUR 35 (http://mauritiusattractions.com/cerfs-island-tour-promotion-p-58.html)
Fomos pelo próprio tour recomendado pela pousada. 




Vanilla Crocodile Park – Parque dos Crocodilos e das Tartarugas Gigantes – Rs200,00 por pessoa (9h30 as 17h). Recomenda-se estar no parque as 11h – horário de alimentação dos crocodilos. É uma atividade que você deve reservar ½ dia. O parque é pequeno, mas bem interessante, principalmente por causa das tartarugas gigantes. Crianças pequenas podem subir nas tartarugas. www.lavanille-reserve.com (fica em Riviére des Anguilles)


tartarugas gigantes

almoço no restaurante do parque Vanilla (Steak de jacaré)


Barco com fundo de vidro tudo que é praia tem. Fomos de Mon Choisy a Troux aux Biches num barco de fundo de vidro, com parada para snorkeling e ver os peixes. Ficou em Rs200 por pessoa. Não achei grandes coisas, mas é legal.
Ile aux Aigrettes - Devido ao notável trabalho realizado pelo Wildlife Fund Mauritius, a ilha tornou-se um padrão internacional para a proteção dos recursos naturais e das espécies ameaçadas de extinção.Algumas das aves mais raras do mundo, incluindo o francelho,pode ser visto lá. Você também pode descobrir o Pombo-de-rosa extremamente raro, o Green Gecko Phelsuma ea tartarugagigante de Aldabra. Tomamos banho na pequena prainha da ilha. A ilha é toda de corais e não de rocha. Para entrar na ilha, paga-se por hora.






a ilha vista do avião

não é de rocha mas toda de formação de corais
NORDESTE TROU AUX BICHES (4noites) – Les 9 Muses
Troux aux Biches - praia muito lisa, igual piscina. A orla é bem grande. É tão liso o mar, que chega a ser chato. De lá partem vários passeios, como barco de fundo de vidro, parasailing etc. 




Pereybere - A praia pública Pereybere é popular por causa de suas instalações de lojas, restaurantes e pubs. Não achei a praia grandes coisas. É pequena. Mas andando-se uns 20 min chega-se a Cap Malherroux, que é lindoooo. Tem menos movimento e a água é muito mais clara e paisagem mais bonita. Legal mesmo achei entre estas duas praias, num trecho de casas particulares.


Pereybere




 Cap Malherroux
 Cap Malherroux
The Waterpark Leisure Village – Parque aquático com toboágua etc. Aberto das 10h as 17h30- EUR 13
Ruinas Balaclava - A poucos metros da Baie aux Tortues, que os marinheiros do século 17 com o nome da muitas tartarugas na área, podem ser encontradas as ruínas da propriedade Balaclava de idade. Os visitantes poderão ver as paredes do mar, cujas bases iniciais foram estabelecidas pelo Mahé de Labourdonnais. Não fomos.
Os pomares Labourdonnais - Descobrir uma grande variedade de árvores de fruto tropical, colorido e perfumado flores exóticas. Passeios em bicicletas de montanha ou caminhadas são possíveis (mais ao centro da ilha). Não fomos.
Grand Bay - Grand Bay foi a primeira área da ilha a total experiência das boom turístico. Um paraíso de compras e lazer, Grand Bay também acontece a ser a área onde Mauritians cabeça para quando eles querem uma noite divertida-cheia (restaurantes, bares e discotecas). Tem lojas e restaurantes, mas a praia não achei boa.
Quando paramos lá estava tendo uma gravação, não sei se era para comercial.






OESTE FLIC EN FLAC (3noites) – Aanari Hotel


Mon Choisy - uma das praias mais bonitas. 






Em Flic-En-Flac – nos avisaram que a praia tinha muita onda. ai ai ai... o mar apenas não é superflat! Tem umas marolinhas, o que pra mim é ótimo. Mar muito flat é igual piscina! Achei a praia muito boa e fomos caminhando até a praia de Wolmar, cheia de casuarina e muitas famílias fazendo pic nic e acampando.
Outra coisa é que as coisas aqui são mais caras e, além disso paga-se 15% de VAT em tudo. Na compra de produtos, pode-se obter o VAT de volta.


Flic en Flac

Flic en Flac

Casela Park - Situado no distrito de Rivière Noire, o parque estende-se por avesde 25 hectares e contém mais de 140 espécies de aves de todos os cinco continentes.  Outras atrações incluem tanques de peixes, tigres, tartarugas, macacos, veados e orquídeas. Não fomos.


Choisy - fomos nessa praia por engano, ao tentar chegar em Le Morne. Nos deixaram na Vila Le Morne e não na Le Morne Beach. Mas essa prainha era linda e bem rústica, fora do roteiro normal de todo mundo. Com meia hora de caminhada (ou 3min de onibus), você chega a um mirante com uma vista magnífica. Depois fomos a praia Baie Du Cap esperar o onibus de retorno. Nesta o fundo tem bastante pedras e o banho não é tão agradável por isso.


Choisy

Mirante

vista do mirante - ao fundo a praia Choisy

 vista do mirante


prainha antes da Baie Du Cap

prainha antes da Baie Du Cap

Tamarin - achei a praia feia e sem graça. Não sei se é porque já estava cansada, com bebê dormindo no colo. Mas o grupo todo não gostou. Só descemos do ônibus, olhamos e fomos embora.


Cascavelle Shopping - preços bons. Na praia, uma toalha de mesa bordada custa Rs1000 e no shopping é Rs600. 

***********************

INFORMAÇÕES GERAIS – ILHAS MAURÍCIO / MAURITIUS / MAURICIUS

CLIMA: verão de novembro a abril (de 23ºC a 33ºC) e inverno de maio a outubro (de 17ºC a 23ºC). A temperatura do mar varia de 22ºC a 27ºC.
Aeroporto: O aeroporto internacional de Mauritius (MRU) tem duty-free, banco, aluguel de carro e correios. Está localizado a 48 km sudeste de Port Louis. É bem simples.
Há onibus e taxi para o centro da cidade. O tempo varia de 45 min a 2h. Cia Aérea Air Mauritius opera voos diários para Ilha Rodrigues. Os onibus tem música alta e decoração de acordo com o gosto do motorista.
Bancos: Aberto de segunda a sexta das 9h30 Às 14h30,  e sábados até 11h30.
Roupas: roupas leves, preferencia de algodão. Roupas mais arrumadas só em hotéis luxuosos ou saídas especiais.  Não esqueça kit básico de praia: chapéu, protetor solar, biquine / sunga, havaianas etc. Leve um casaco leve para um dia mais frio ou nos lugares com ar condicionado. Bom uma jaqueta a prova d'agua para chuvas tropicais.
Cartões de crédito: a maioria dos cartões internacionais são aceitos em todos os lugares. Sugiro desbloquear seu cartão de banco para saques internacionais e faze-lo lá fora. Sai mais barato que operação de crédito.
Moeda: A rúpia mauriciana (Rs) é dividida em 100 centavos. Moedas variam de 1 centavo a 5 rúpias e notas de 10 a 2.000 rúpias.
Dirigindo: os veículos trafegam na mão esquerda, como na Inglaterra. Há boa rede de estradas pavimentadas e a maioria com uma pista só e sem acostamento.  É necessária a carteira internacional de habilitação
Electricidade: 220/240 volts AC.
Essencial: não esqueça protetor solar, câmera e Repelente. É necessária vacina contra febre amarela (certificado internacional http://www.viagensdamiolo.blogspot.com/2011/12/vacina-contra-febre-amarela-yellow.html).
Idioma: o mais falado é o inglês, mas também fala-se francês e crioulo
Taxis: preços são padronizados. Já dentro do carro ,eles  dão toda a informação que desejarem e também  já tentam combinar futuras corridas para te  levar para fazer turismo. Não feche nada, peça o cartão dele , diga que vai ligar para confirmar e pesquise no seu hotel os preços de outros taxistas.
Passporte: Visitantes tem que ter passaporte válido por pelo menos 6 meses e passagem aérea de retorno com data menor que 3 meses. 
Correios: Aberto de segunda a sexta das 9h äs 11h e de 12h às 16. Sábado de 8h às 12h. Um envelope com uma canga para o Rio de Janeiro custou Rs 411,00.
Segurança: evite jóias, malas com etiquetas caras ou itens caros muito expostos. Não carregue ou use coisas caras pelas ruas, nas praias ou cidade. Vigie sua câmera e coisas sempre. Ou seja, mesmos cuidados que temos no dia-a-dia aqui no Brasil.
Lojas: Em Port Louis as lojas ficam abertas de segunda a sexta das 9h às 17h e sábados de 9h às 12h. Compras típicas: chá de baunilha e rum, geléias de frutas.
comunicação: Tem duas operadoras GSM (Cellplus and Emtel), que tem pacotes  e tarifas similares. Um chip (sim card) custa em torno de USD 5.50 (Rs 175,00) e vem com cerca de Rs 125 (USD4.80) em créditos. Um SMS custa coisa de Rs 0.60 local ou internacional.
Cybercafes tem preços que variam de Rs 0.50 a Rs. 1 por minuto. Os correios oferecem internet grátis, quando os computadores funcionam.
Ligação para o Brasil: Para fazer um DDI ligação internacional (de celular ou de telefone fixo do Brasil pro Exterior) Disque 00 + n° da operadora + código do país + código da cidade + n° do telefone. Não faz a cobrar.
Gastronomia: carne de veado, camarões com molho picante, arroz de caril e ananás com molho chilli.  O carpaccio de peixe é maravilhoso tb.
Fuso horário: + 7 horas a frente do nosso horário de Brasília.
VISTO (brasileiros) para Ilhas Mauritius
• passaporte com validade mínima de 06 meses a partir da data de embarque, que contenha ao menos quatro páginas em branco.
• Apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela, que deverá ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência à data de embarque.
• Para quem viaja para áreas com incidência de malária, recomendamos solicitar medicação profilática ao seu médico.
• Para viajar para as Ilhas Maurício, o brasileiro necessita de visto, que poderá ser obtido na chegada, para uma permanência de até 90 dias, em viagens a turismo ou negócios.

2 comentários:

  1. Aline, adorei as dicas!
    Também sou de Macaé e estou indo para Mauritius na próxima semana, porém resolvemos de ultima hora e não tenho nenhuma programação, apenas o voo comprado! Vou ficar 9 dias... Poderia me passar o seu email para eu fazer algumas perguntas?? Obrigada!!

    ResponderExcluir