terça-feira, 24 de julho de 2012

Tudo o que você precisa saber para fazer uma boa viagem

Pessoal,

sugiro que leiam este material da ANAC sobre várias questões do transporte aéreo, como:

- compra da passagem
- chegada no aeroporto e check in
- assistencia especial
- direitos dos passageiros (atraso, cancelamento e não embarque)
- reembolso de passagem
- aeroporto fechado
- segurança de voo
- devolução de bagagem
- facilidades do aeroporto
- cuidados com a saúde
- documentos para embarque internacional
- bagagem
- transporte de produto de origem vegetal ou animal
- transporte de animais
- bens adquiridos no exterior
- a quem recorrer

http://www2.anac.gov.br/arquivos/guia/novoGuiaPassageiro.pdf

9 comentários:

  1. Anônimo1/05/2013

    Olá Aline...Sou M. tenho 32 anos, casada. Gostaria de tirar um dúvida c vc. Me casei em dezembro de 2010, e nao mudei nenhum documento meu p acrescentar o nome de casada(acrescentei o sobrenome do meu marido ao meu, sem tirar o meu, pois fui informada de que é tempo indeterminado para fazer essa mudança. Em Setembro de 2012 fiz o meu passaporte, porem como solteira e com meus documentos ainda de solteira,e disse q era solteira, mesmo estando casada, como estão até hoje de solteira os docs.
    Estou desempregada e sou formada 3 grau. Não tenho vinculo empregaticio. Meu objetivo de fazer como solteira, é que eu levaria os documentos inclusive de comprovação de renda, dinheiro em banco, esses detalhes que o visto exige, do meu pai, que é aposentado, e ja tem o visto americano ele e minha mãe. Entaõ para todos os efeitos, estaria ainda morando com eles, vivendo da renda deles, ja q estou desempregada e n tenho dinheiro para comprovar no visto,entende? por isso fiz o meu passaporte como solteira.
    Tenho uma irmã que mora em Ilhas Cayman, e pretendo viajar pra la ainda esse ano (minha mãe ja foi diversas vezes e meu pai 1 vez p lá com o visto), mas tenho que tirar o visto americano, pois a escala do aviao é em Miami. Minha duvida é: Eu indo para tirar o meu visto, teria problema, ou eles descobririam q sou casada, mesmo eu levando meu passaporte de solteira e documentos meus atuais de solteira, e documentos de renda de meu pai??? Por favor me ajude. Caso nao possa ser dessa maneira, me explique qual medida seria a melhor. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. acho difícil que eles cruzem informação e descubram que nao é solteira.
    Eu sempre recomendo andar com os docs todos certinho. Tirar visto hoje nao é difícil e vc pode usar a renda do seu esposo, tirar extrato com saldo de sua conta etc. E mesmo sendo casada, vc pode colocar que seu pai vai custear sua viagem.
    E eles farejam mentira de longe.
    Hoje brasileiro nao tá mais indo pra morar lá. As coisas mudaram.
    Eu sugiro fazer tudo certo, atualizar seus docs e fazer o visto como casada. Coloque que seu pai vai pagar a viagem.
    Agora, se for como solteira, seja firme para mentir e nao fique nervosa.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/02/2013

    Não atualizei meus documentos para casada, mas gostaria de ir p/ Disney com meus filhos... No RG deles tem meu nome de casada, mas não tenho nenhum outro documento como casada , apenas a certidão ... Preciso atualizar tudo?!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs ja tem o visto? se vc ainda vai tirar o visto, deve atualizar tudo para tirar.

      Excluir
  4. Oi!! meu nome é Adriane, vou viajar de avião pela primeira vez.
    Comprei minha passagem com o nome de casada, mas todos meus documentos estão com nome de solteira, inclusive a minha identidade é de 1998 e tenho 29 anos a foto é preta e branco, vou do rio grande do sul à salvador, vou ter problemas na hora do embarque com isso?pode me ajudar??? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriane, o nome da passagem deve ser igual ao nome do seu documento de identificação.
      Procure o órgão para atualizar sua identidade.
      E se não der tempo de ficar pronta até sua viagem, leve sua certidão de casamento com você.
      Sugiro que ligue para cia aérea que vai voar e verifique com eles também.

      Excluir
  5. Ola, boa noite. Casei recentemente mas na certidao de nascimento de minhas filhas (3 e 11 anos) constam meu nome de solteira. Pergunto: quando eu for preencher o formulário de passaporte para as minha filhas, o meu nome (nome da mae das minhas filhas) deve estar como solteira ou casada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passaporte é um documento oficial, assim como RG e CPF. Deve ser preenchido como é sua realidade atual.

      Excluir
  6. Ola, boa noite. Casei recentemente mas na certidao de nascimento de minhas filhas (3 e 11 anos) constam meu nome de solteira. Pergunto: quando eu for preencher o formulário de passaporte para as minha filhas, o meu nome (nome da mae das minhas filhas) deve estar como solteira ou casada?

    ResponderExcluir