sexta-feira, 11 de setembro de 2020

NOVO AIRÃO - ANAVILHANAS - FLUTUANTE DOS BOTOS

 

Chegamos em Novo Airão na tarde do dia 03/09/20 e paramos no CAT - Centro de Atedimento ao Turista - logo na entrada da cidade. Finalmente um CAT que faz o que se propõe! A funcionária nos atendeu bem, sabia dos pontos turísticos das cidade, sugeriu passeios e locais para compras de artesanato e eles tinham um mapa para ofertar, além de um folder com os contatos dos serviços da cidade. 


parte interna do folder do CAT de Novo Airão

Folder do CAT de Novo Airão


A associação Dos Artesãos De Novo Airão -AANA

De segunda as sexta das 07:30 ate a 11:00 e das 14:00 ate as 17:00 

Domingo das 07:30 ate as 12:00 - No endereço: avenida ajuricada N°55 centro 

Em frente da padaria na principal . (92) 991298798 ligações e whatsapp

***

Depois seguimos para o Flutuante dos Botos. Superfácil de chegar. Flutuante dos botos R$20 criança 10,00 (9h as 17h)

Esse turismo com os botos existe há quase 20 anos. O Flutuante dos Botos localiza-se na Praia da Orla de Novo Airão, dentro do Parque Nacional de Anavilhanas.

Horário de funcionamento: todos os dias (exceto terça-feira) das 9:00 às 17:00. 

Horários de alimentação, com duração de 15 minutos: 9:00, 10:00, 11:00, 12:00, 14:00, 15:00, 16:00 e 17:00.

Antes das sessões de alimentação é ministrada uma breve palestra aos visitantes sobre a atividade de turismo com botos e sobre as principais características.

A monitora passa um vídeo para informação sobre os botos. Ela vai até a plataforma e bate na água, e os botos vem. Eles dão cerca de 2kg de peixe por dia para cada boto. Conhecem o nome e quem é cada um. O boto deve buscar o restante da alimentação necessária na natureza. Por conta do circo político do Covid, não foi possível tocar nos botos.

As crianças amaram a visita. Três botos vieram até a plataforma e eles puderam ver.







Após a visita ao Flutuante dos Botos, fomos na lojinha do Waimiri Atroari, que vende artesanato desta tribo indígena.


Depois fomos fazer check in na Pousada Novo Airão. Ela não é no centrinho, você precisará fazer as coisas de carro ou a pé se tiver disposto a uma caminhada. Mas para família eu achei a pousada ótima. Tem 2 piscinas (infantil e adulto). O quarto é ótimo, possui ar condicionado, frigobar e piso cerêmico. Possui a pia no quarto, o que ficou ótimo. O banheiro tem ótimo banho. O café da manhã é simples mas atende bem (uma opção de suco, café, leite, pão de sal, bolo, 2 tipos de frutas, ovo cozido, ovo mexido, tapioca e biscoitos).

pousada Novo Airão




A noite jantamos no TAPEREBAR. O bar e restaurante é estiloso e tem ótima música. Eles não tem cardápio impresso. Você tem que ficar perguntando. Não achei isso bom. Lá também é mau iluminado, mas isso faz parte do estilo do bar. Mas como rola uns mosquitos à noite, a gente preferia mais luz. Agora a refeição é muito muito boa e o suco também. Pagamos 35 reais num prato que dá pra dois. 


No dia 04/09/2020 fomos no passeio por Anavilhanas com Reco. Saímos umas 9h e retornamos quase 17h. Fomos até a gruta do Madadá. Logo na ida ele parou para abastecer no posto flutuante, bem interessante para gente que não tem isso aqui.


No caminho para Gruta do Madadá vimos paredões com lida vegetação e cipós, cogumelos, raízes, macacos, flores... tudo lindo. A caminhada é leve, coisa de 30 minutos. O guia recomendou sapato fechado e as crianças foram de tenis. Realmente é melhor pois encontra-se caminhos de formigas, pedrinhas etc que podem machucar. 


pedra sanduíche

cogumelo

gruta 

árvores do caminho

raíz

flores

trilha

De lá, paramos numa prainha, onde tem a casa do parente do Reco. Lá eles prepararam um tambaqui com arroz enquanto as crianças brincavam no rio Negro. Tinha outras duas crianças lá que brincaram com as nossas e isso foi bom demais. 




hora do rango.

tambaqui na brasa😋

o Rio Negro espelha o céu 😍

espelho d´agua no igapó

Parque Anavilhanas



A noite fomos jantar no ALEX. Comida excelente também, tudo muito parecido com o Taperebar. tanto um quanto outro não é perfil família ou para crianças, sabe. É tipo um pub, para pessoal jovem e tal. Mas a comida é excelente.

decoração do balcão. As crianças adoraram.

Cardápio no quadro na parede.

No nosso último dia, as crianças curtiram a piscina da pousada. Depois fomos almoçar no RESTAURANTE FLUTUANTE FLOR DO LUAR, muito conhecido lá. Da plataforma você consegue chamar e avistar botos. Você pode pular para melgulhar mas é fundo e tem correndeza. Para crianças não dá pra tomar banho. A comida é ótima, a cozinha é exposta e super limpa. A sobremesa de creme de cupuaçu com farofa de castanhas é uma maravilha. Não é barato mas o local é diferenciado. Mas não é caro também. Você tem a vista do Rio Negro - Anavilhanas. Maravilhosa vista.

cardápio rest. Flor do Luar







QUANDO VISITAR: Novo Airão pode ser visitado em qualquer época. Mas as praias aparecem na época da vazante do Rio. Fomos na primeira semana de setembro mas para pegar as maravilhosas praias no meio do Parque Anavilhanas, considere chegar lá só depois de 15 de setembro até novembro. Isso vale para outros locais. As praias do Tupé e da Lua (saída de Manaus) e a cachoeira do Castanho (em Iranduba) começam nesse período (depois do dia 15 de setembro). Dizem que ir no auge da seca (novembro) também não é legal porque parece que levanta uma vegetação do fundo do rio que dá coceira. Então, penso ser melhor entre 15 de setembro até outubro.

Barqueiros e Guias de Novo Airão

-Vermelho: (92) 99238 9113 / 99300 8454; 

-Valdecir Moris do Nascimento: (92) 99194 4387 / 99105 9901;

-Marivaldo Miranda Pontes: (92) 99250 5393;

-Reco: (92) 99159 9272.

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

MANACAPURU - AM

Manacapuru tem um CAT - Centro de Atendimento ao Turista - que não serve para nada. Tem um mapa só da parte urbana da cidade, que para o turista pouco serve. Perguntei alguns pontos de interesse turístico que havia visto pela Internet e eles nem sabiam do que se tratava, muito menos dizer onde é e como chegar.  

 Pouca coisa de acha de Manacapuru na Internet. Listo aqui os pontos que encontrei, caso alguém possa contribuir aqui em como chegar e o que fazer nesses locais.

Mirante do Monte Cristo, a dez quilômetros do centro e cujo acesso pode ser feito também por rodovia. Do mirante se tem uma visão privilegiada do encontro dos rios Manacupuru e Solimões. >> Não achamos e o CAT não soube informar. Parece que de lá você consegue ver as 3 ilhas principais da região: Ilha Nova, localizada em frente ao mirante do Monte Cristo e cujo acesso pode ser feito de barco ou voadeira; Ilha de Ajaratuba, que tem como destaque uma bela praia de areia branca e igarapés; Ilha do Barroso, que abriga uma comunidade.

Reserva Ecológica de Manacapuru (Reserva de Desenv. Sustentavel do Piranha) - samaúna, várzea

Cachoeira do Ubim - tem na fauna diversificada - jacarés, garças, maguaris e várias espécies de peixe - um de seus atrativos.

Lago Manacapuru

Ramal do Japonês - tem uma via chamada ramal do Japonês onde se tem linda vista do por do sol.

Agora vamos aos locais que conseguimos visitar:

Chegamos em Manacapuru já a noite e jantamos na pousada Cirandeira Bela, onde nos hospedamos. Se você vai com crianças, penso ser uma das melhores opções, pois é confortável e tem atividades. No site da pousada você pode fazer a reserva e o preço deles é melhor do que nos sites de busca de hospedagem. https://cirandeirabela.com/ (092) 98233-5151

No site eles tem o cardápio e você pode ver o que servem e quanto custa.

Lá também tem um trenzinho puxado por um quadricículo, que as crianças adoraram. R$10 por criança.






Pousada Cirandeira Bela - além de pousada, é um balneário, local onde as pessoas podem passar o dia, almoçar e se divertir.

(2) Pousada cirandeira bela em Manacapuru AM - YouTube


Praia de Açutuba - fica a 66km da pousada Cirandeira Bela e fomos lá no dia 01/09/20. A Praia de Açutuba é linda. Chegamos lá debaixo de chuva mas após 11h o sol abriu. Tem restaurantes diversos com barraquinhas. Almoçamos lá, tomamos sorvete. Recomento a praia para ficar o dia todo. O acesso é todo por asfalto. Só o estacionamento é de barro/areia.









Praia do Japonês (5km da Açutuba). Logo após a praia de Açutuba tem a praia do Japonês, que é particular e paga para entrar. Nós não fomos mas dizem ter a mesma características da Praia de Açutuba.

Lago do limão Não fomos no Lago do Limão. (peguei informação de que tem aluguel de canoa 50 reais e pesca de piranha 5 reais). Fica a 20km da Praia do Japonês. Parece que é um lago e tem um restaurante flutuante, e o pessoal passa o dia lá.

Cachoeira da Castanha - Fomos na Cachoeira do Castanho mas ainda não estava na época. A cachoeira ainda não aparecei. Apesar de receber informação que ela começa em agosto, não é verdade. A cachoeira do Castanho inicia a partir de meados de setembro (fomos no dia 01/09) até novembro. Mas pelo menos tinha um rapaz com um bote que levava até o Restaurante Flutuante do Louro. Pagamos 20 reais e ele nos levou lá. Já eram 16h e não tinha mais serviço de restaurante. Mas fomos para ver a paisagem, que é linda e, de presente, ainda tivemos visita dos botos. No caminho para lá passamos por igapós. 

Restaurante flutuante do louro em Iranduba AM - set 2020 - YouTube




Balneário do Miriti - no dia 02/09/20 fomos ao Balneário Sempre Viva mas demos meia volta. Não gostei. Muito cimento. Então seguimos ao balneário público Miriti. Fica logo na ponte principal e era pra ser lindo se não fosse os usuários deixar tanto lixo. 






Apesar de ter restaurante lá, não gostei. Fomos para a cidade de Manacapuru, onde fui perder meu tempo no CAT. Demos uma volta pela cidade e  na rua beira rio, que era pra ser lindo mas é horrível. Um local que deveria urbanizar, limpar, fazer um  deck, fechar pra carros e colocar um calçadão com parque, bancos e cadeiras e boa iluminação. É feio e fétido. Mas dá de frente pro rio. Era pra ser lindo.

Almoçamos na cidade e depois fomos para a Pousada pegar o restante da tarde no balneário. As crianças adoraram. 

Ah... a estrada que leva até Manacapuru está quase toda duplicada. Obras a todo vapor. São uns 75km de pista dupla. Muito bom.

no dia 03/09/20 passamos a manhã na pousada e as crianças adoraram. Almoçamos por lá (ótima comida) e depois seguimos 100km para Novo Airão.