quinta-feira, 10 de setembro de 2020

MANACAPURU - AM

Manacapuru tem um CAT - Centro de Atendimento ao Turista - que não serve para nada. Tem um mapa só da parte urbana da cidade, que para o turista pouco serve. Perguntei alguns pontos de interesse turístico que havia visto pela Internet e eles nem sabiam do que se tratava, muito menos dizer onde é e como chegar.

Pouca coisa de acha de Manacapuru na Internet. Listo aqui os pontos que encontrei, caso alguém possa contribuir aqui em como chegar e o que fazer nesses locais.

Mirante do Monte Cristo, a dez quilômetros do centro e cujo acesso pode ser feito também por rodovia. Do mirante se tem uma visão privilegiada do encontro dos rios Manacupuru e Solimões. >> Não achamos e o CAT não soube informar. Parece que de lá você consegue ver as 3 ilhas principais da região: Ilha Nova, localizada em frente ao mirante do Monte Cristo e cujo acesso pode ser feito de barco ou voadeira; Ilha de Ajaratuba, que tem como destaque uma bela praia de areia branca e igarapés; Ilha do Barroso, que abriga uma comunidade.

Reserva Ecológica de Manacapuru (Reserva de Desenv. Sustentavel do Piranha) - samaúna, várzea

Cachoeira do Ubim - tem na fauna diversificada - jacarés, garças, maguaris e várias espécies de peixe - um de seus atrativos.

Lago Manacapuru

Ramal do Japonês - tem uma via chamada ramal do Japonês onde se tem linda vista do por do sol.

Agora vamos aos locais que conseguimos visitar:

Chegamos em Manacapuru já a noite e jantamos na pousada Cirandeira Bela, onde nos hospedamos. Se você vai com crianças, penso ser uma das melhores opções, pois é confortável e tem atividades. No site da pousada você pode fazer a reserva e o preço deles é melhor do que nos sites de busca de hospedagem. https://cirandeirabela.com/ (092) 98233-5151

No site eles tem o cardápio e você pode ver o que servem e quanto custa.

Lá também tem um trenzinho puxado por um quadricículo, que as crianças adoraram. R$10 por criança.

Pousada Cirandeira Bela - além de pousada, é um balneário, local onde as pessoas podem passar o dia, almoçar e se divertir.

(2) Pousada cirandeira bela em Manacapuru AM - YouTube

Praia de Açutuba - fica a 66km da pousada Cirandeira Bela e fomos lá no dia 01/09/20. A Praia de Açutuba é linda. Chegamos lá debaixo de chuva mas após 11h o sol abriu. Tem restaurantes diversos com barraquinhas. Almoçamos lá, tomamos sorvete. Recomento a praia para ficar o dia todo. O acesso é todo por asfalto. Só o estacionamento é de barro/areia.

Praia do Japonês (5km da Açutuba). Logo após a praia de Açutuba tem a praia do Japonês, que é particular e paga para entrar. Nós não fomos mas dizem ter a mesma características da Praia de Açutuba.

Lago do limão Não fomos no Lago do Limão. (peguei informação de que tem aluguel de canoa 50 reais e pesca de piranha 5 reais). Fica a 20km da Praia do Japonês. Parece que é um lago e tem um restaurante flutuante, e o pessoal passa o dia lá.

Cachoeira da Castanha - Fomos na Cachoeira do Castanho mas ainda não estava na época. A cachoeira ainda não aparecei. Apesar de receber informação que ela começa em agosto, não é verdade. A cachoeira do Castanho inicia a partir de meados de setembro (fomos no dia 01/09) até novembro. Mas pelo menos tinha um rapaz com um bote que levava até o Restaurante Flutuante do Louro. Pagamos 20 reais e ele nos levou lá. Já eram 16h e não tinha mais serviço de restaurante. Mas fomos para ver a paisagem, que é linda e, de presente, ainda tivemos visita dos botos. No caminho para lá passamos por igapós.

Restaurante flutuante do louro em Iranduba AM - set 2020 - YouTube

Balneário do Miriti - no dia 02/09/20 fomos ao Balneário Sempre Viva mas demos meia volta. Não gostei. Muito cimento. Então seguimos ao balneário público Miriti. Fica logo na ponte principal e era pra ser lindo se não fosse os usuários deixar tanto lixo.

Apesar de ter restaurante lá, não gostei. Fomos para a cidade de Manacapuru, onde fui perder meu tempo no CAT. Demos uma volta pela cidade e  na rua beira rio, que era pra ser lindo mas é horrível. Um local que deveria urbanizar, limpar, fazer um  deck, fechar pra carros e colocar um calçadão com parque, bancos e cadeiras e boa iluminação. É feio e fétido. Mas dá de frente pro rio. Era pra ser lindo.

Almoçamos na cidade e depois fomos para a Pousada pegar o restante da tarde no balneário. As crianças adoraram.

Ah... a estrada que leva até Manacapuru está quase toda duplicada. Obras a todo vapor. São uns 75km de pista dupla. Muito bom.

no dia 03/09/20 passamos a manhã na pousada e as crianças adoraram. Almoçamos por lá (ótima comida) e depois seguimos 100km para Novo Airão.