quinta-feira, 18 de março de 2010

Passaporte com nome de solteira e passagem ou solicitação de visto com nome de casada

ATENÇÃO: Nào postem comentários aqui pois não estou conseguindo visualizar e responder. Usem esta nova postagem pra comentários: http://viagensdamiolo.blogspot.com.br/2012/07/passaporte-com-nome-de-solteira-e.html


Eu não sabia disto, mas nesse caso tive que fazer a tradução juramentada da certidão de casamento, que é uma certidão de casamento oficial em inglês (porque pro país que fui não se falava português, aí minha certidão original não seria entendida pelas autoridades locais). Voce encontra empresas através da internet que prestam este serviço. Faz tudo pela internet. Voce manda sua certidão escaneada, eles traduzem e te mandam por sedex.
Este serviço custa em média coisa de R$120,00 (USD 65,00) em 2010 e eles fizeram este documento em 24h.
Precisei deste serviço para tirar o visto dos Emirados Arabes (Dubai).


visto americano: 
1) visto está válido em nome de solteiro e está no passaporte em nome de solteiro e você tem novo passaporte em nome de casada -> leve ambos os passaportes na viagem + certidão de casamento (não precisa ser juramentada).


2) se vai tirar o primeiro visto, todos os documentos tem que estar atualizados (CPF, RG, passaporte etc). Ou seja, se vc tem passaporte em nome de casada e os documentos em nome de solteiro, e vai tirar o primeiro visto -> terá que atualizar seus documentos para nome de casado.


3) se o passaporte está em nome de solteira e todos os documentos em nome de solteira, e vai pedir o primeiro visto -> atualize seus documentos.
Tire passaporte em nome de casada e os outros documentos também. Aí preenche o DS160 em nome de casada.
Agora, no caso de lua-de-mel (casou ontem e viaja hoje), claro que vc já tirou o visto antes de casar e foi em nome de solteira. Assim, viaja com docs de solteira.


Outros:
A passagem aérea tem que estar no nome que consta no seu passaporte válido.


A passagem aérea não pode mudar a titularidade (o nome). Se quiser mudar o nome da passagem, terá que cancelar e comprar outra.

ATENÇÃO: Nào postem comentários aqui pois não estou conseguindo visualizar e responder. Usem esta nova postagem pra comentários: http://viagensdamiolo.blogspot.com.br/2012/07/passaporte-com-nome-de-solteira-e.html

269 comentários:

  1. Olá, no meu caso eu casei e tinha passaporte com nome de solteira, hoje quero tirar um novo visto com o nome de casada até mesmo porque tenho uma nova identidade com nome de casada...tem problemas eu ficar com visto de casada e passaporte de solteira???

    ResponderExcluir
  2. Então, Lívia, seu caso é o mesmo meu: identidade com nome de casada e visto com nome de casada. Mas o passaporte com nome de solteira.
    Neste caso, para comprovar que a pessoa do passaporte e do visto são a mesma (apesar do sobrenome diferente por causa do casamento), você deve levar a certidão de casamento. Só que no exterior não vão saber ler sua certidão de casamento, pois está em português. Assim, você deve providenciar uma tradução juramentada da sua certidão de casamento (que é uma certidão de casamento oficial em inglês). Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda2/07/2011

    Olá,
    o meu caso é mais ou menos parecido com esses.
    Eu tenho o passaporte e a passagem no nome de solteira.
    Queria saber se na hora de tirar o visto eu devo levar a certidão de casamento ou se eu me declaro solteira na hora de preencher o formulário?
    Obs: Eu tenho apenas o RG com nome de casada e outro com o nome de solteira.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle5/29/2012

      Fernanda, como voce fez? Estou numa situacao identica a sua. Passaporte ainda valido com nome de solteira, e mais nenhum documento ainda atualizado como nome de casada. Quero renovar meu visto americano e nao sei se me declaro solteira (o que acho que seria ilegal) ou se nao tem problema ter um visto com nome de casada em um passaporte com nome de solteira, simplesmente levando a certidao de casamento na entrevista e uma traduzida para viagem...

      Excluir
  4. Fernanda,

    sugiro que vc verifique com o consulado do país que vc vai.
    Se for EUA, o visto é 10 anos e o passaporte dura 5 anos. Aí vc vai ter esse problema depois, pois o novo passaporte será de casada.
    como vai tirar o visto ainda, não deve precisar da tradução, porque pra tirar visto aqui eles falam portugues.

    Aline

    ResponderExcluir
  5. Fernanda2/08/2011

    Oi Aline,
    eu vou para os EUA mesmo.
    O meu único medo é de chegar na entrevista do visto com a certidão de casamento e eles negarem o visto porque o nome está diferente do passaporte.
    Você acha que seria um problema?
    Porque se for um problema, eu terei que dizer que sou solteira e apresentar a minha certidão de nascimento.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/09/2011

    Prezado Miolo

    Emiti uma passagem para a Europa pela a TAP com meu nome de solteira. Tenho dupla nacionalidade, brasileira e italiana. No meu passaporte italiano consta o nome de solteira, porém o meu passaporte brasileiro venceu e tenho que emitir o novo com o meu nome de casada. Fico com dúvida se haverá problema no embarque no Brasil em razão desta divergência entre o nome de solteira na passagem e o nome de casada no passaporte brasileiro? A TAP nega-se a alterar o nome no bilhete. A Polícia Federal e a TAP podem negar o meu embarque?

    Atenciosamente, obrigada

    Cristina

    ResponderExcluir
  7. acho muito improvável negarem o visto por isso.
    Podem negar porque vc é casada (e pode querer morar lá, na idéia deles, se seu marido for com vc). Se ele for, acho que pode fazer com nome de solteira mesmo.
    Se ele não for, sugiro que faça com nome de casada porque o visto dura 10 anos. Seu passaporte vencerá muito antes. Quando renovar o passaporte será em nome de casada e aí vc já tem visto com nome de casada.
    Agora se não pretende viajar mais pra lá nos próximos 10 anos, isso não tem importância. Então faz no nome de solteira.
    Na verdade só me pediram a certidão de casamento na compania aérea em Dubai no voo de volta. E eles são mais rigorosos que americanos. A polícia federal deles não pediu, nem o consulado.
    Eu fiz a tradução juramentada por segurança (pra apresentar lá e não aqui no Brasil. Aqui vc pode levar a certidão em portugues mesmo, se for o caso de levar).
    Não sei se ajudei...
    Aline

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/16/2011

    Ola! Por favor, voce pode dizer o nome da empresa que fez a sua traducao juramentada em 24hs e enviou por Sedex etc?

    Moro nos EUA e vou estar ai no Brasil a trabalho. Meu passaporte tem nome de solteira e passagem nome de casada. Para embarcar aqui nos EUA mostrarei minha certidao de casamento americana, mas estou receiosa de que quando eu esteja retornando, eu tenha problemas no aeroporto de Sao Paulo ja que a certidao esta em Ingles etc.

    Nao terei tempo de mudar o passaporte ja que o proximo horario disponivel no consulado e depois da viagem.

    Obrigada,

    Kelly

    ResponderExcluir
  9. Oi Kelly,
    a empresa é Talent.
    Fui muito bem atendida pela Renata lá.
    Fiz tudo pela net.
    Segue contato:
    www.talentwb.com.br
    projetos@talentwb.com.br
    tel 55 (21) 4063-7135 | 55 (21) 2204-1032 | cel 55 (21) 9623-6549

    Aline

    ResponderExcluir
  10. Cristina,
    desculpe a demora em responder.
    Você tem um passaporte (italiano) em nome de solteira, assim como a passagem.
    O Passaporte é um documento de identidade válido internacionalmente e não vejo porquê não aceitarem.
    Sugiro que você ligue para a Polícia Federal e TAP para ter uma informação mais correta.
    A central de atendimento da PF é (85) 3194-4850
    (de segunda a domingo, das seis da manhã à meia noite).
    Aline

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/06/2011

    Passaporte com nome de casada e visto com nome de solteira. Pelo site do consulado, preciso somente levar a minha certdao de casamento original.
    Voce acha necessario ter ela traduzida e juramentada? Conhece alguem que te problemas por nao ter ela em ingles??
    Obrigada
    F.

    ResponderExcluir
  12. Oi. Não sei qual país vc vai.
    Verifique com o consuldado deles.
    No meu caso, precisei fazer a tradução juramentada pra ir a Dubai. No envio dos documentos para pedir o visto para os Emirados, precisei dessa tradução. Em Paris, na volta, a cia aérea pediu tb.
    O melhor é ver com o consulado do país que visitará. E seguro morreu de velho, né?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/09/2011

    Ola!
    Tenho um passaporte e visto com nome de solteira. Como meu passaporte esta para vencer, vou tirar um novo, e esse saira com nome da casada. Compro minhas passagens aereas com qual sobrenome? Lembrando que o visto vai estar com o sobrenome de solteira...
    Juliana

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/14/2011

    Bom dia.
    Estou com um problema, comprei uma passagem pra minha esposa na TAM com destino para Italia com o nome dela de solteira, no entato ela teve que renovar o passaporte que veio com o nome de casada. A TAM diz que ela nao pode embarcar com o passaporte com outro nome, eles estao no certos? Lendo os posts acima entendi que a certidao de casamento obrigaria eles a aceitarem a diferenca de nome , é isso mesmo? Ja fiz inclusive uma traducao juramenta para italiano.
    Obrigado pela ajuda
    RB

    ResponderExcluir
  15. Juliana,
    vc deve comprar suas passagens com nome de casada.
    quanto ao visto, vc pode fazer uma tradução juramentada da certidão de casamento para as autoridades do outro país verem que vc casou e mudou o nome.
    Como o visto estará no passaporte antigo, vc deverá levá-lo com você. Aí você terá os dois passaportes em mãos para se identificar sem problemas.

    ResponderExcluir
  16. RB,
    já que fez a tradução juramentada não vejo problema para entrada na Itália.
    Quanto a embarque na TAM, liguei para lá e me informaram que ela deve levar a certidão de casamento, o passaporte de solteira e o passaporte de casada com ela.
    At.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/14/2011

    Boa noite!
    Quando casei acrescentei o sobrenome do meu marido, porém não troquei os documentos. Comprei uma passagem para NY como o nome de solteira (viagem marcada para julho), porém qdo fui tirar o passaporte este saiu com o nome de casada. O que faço? Terei problemas para embarcar? A TAM não altera o nome na passagem... Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  18. bom dia.
    A cia aérea não muda o nome da passagem mesmo.
    Leve sua certidão de casamento com você e conseguirá embarcar.
    Para melhores informações, recomendo que ligue para a TAM.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Minha situação é a seguinte:
    - Passaporte nome de solteira
    - Documentos nome de casada, mas ainda tenho RG de solteira

    Viajarei para a Alemanha em junho, tudo com nome de solteira, por isso não posso alterar meus documentos restantes nesse momento.

    Mas quero agendar visto para o EUA, pois pretendo ir em dezembro, então tenho que obter o visto logo!

    Como devo proceder?

    1) Peço primeiro passaporte com nome de casada para então agendar o visto americano? Neste caso é emitido um novo ou é feita alguma averbação no meu passaporte de solteira?
    2) Ao agendar o visto dos EUA, posso indicar o passaporte de solteira e no dia da entrevista aparecer com o passaporte de casada?

    Não sei se devo esperar retornar da Alemanha para então alterar meus docs.. pois tenho medo de, ao agendar novo passaporte na PF, eles reterem o meu de solteira, aí não viajo nem para a Alemanha! E não posso arriscar esperar julho para correr atrás das coisas para os EUA.

    Não sei se fui clara nas minhas dúvidas, mas desde já muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. 1) No caso do passaporte, será emitido um novo passaporte. Porém vc fica com o passaporte antigo com vc.
    2) No site da embaixada você deve preencher um formulário e pagar a taxa de visto. Neste procedimento, vc precisa digitar o número do passaporte.
    Sugiro que faça seu passaporte novo logo para poder agendar o visto americano com o passaporte novo. De qualquer forma, vc deve ir para entrevista com todos os passaportes anteriores, até para mostrar que viaja e para onde viaja.
    Dá tempo de fazer o passaporte, dependendo da sua cidade é rápido.
    A PF não vai reter seu passaporte antigo. Eu tenho todos os meus.
    Em relação ao visto americano, veja isso logo. Fui agendar uma entrevista semana passada e só consegui vaga para 27 de setembro 2011. A demora é de carca de 120 dias. Se viaja em dezembro pros EUA, faça seu passaporte essa semana e de posse do novo número, dê entrada em seu visto.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/28/2011

    Olá, tudo bem?
    No meu caso, eu acrescentei o sobrenome do meu marido e tenho passaporte ainda válido com o nome de solteira.
    Até agora fiz a alteração do nome apenas no meu cpf e acho que não vai dar tempo de alterar nos documentos que preciso apresentar na Policia Federal para obter o passaporte com o nome de casada, a tempo de viajar p/ a Europa em agosto.
    Vc acha que terei problemas ao tentar embarcar com o passaporte com o nome de solteira?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. acredito que não porque já viajei assim.
    Casei e viajei com passaporte com nome de solteira (e assim ele está até hoje - 3 anos). Levei minha certidão de casamento.
    Verifique com a embaixada do país que vai se será necessária uma certidão traduzida, mas creio que não.
    A passagem foi emitida em nome de casada?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5/30/2011

    Ainda não emiti a passagem. Os outros documentos já estavam com o seu nome alterado? O meu receio é que haja cruzamento dos dados do meu CPF com a Polícia Federal

    ResponderExcluir
  24. meus outros documentos estavam em nome de solteira. Antes de emitir a passagem se informe com a cia aérea.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo6/15/2011

    BOA NOITE. MEU CASO E SIMILAR AOS DEMAIS. TENHO PASSAPORTE VENCIDO E VISTO VALIDO COM NOME DE SOLTEIRA. O PASSAPORTE VENCEU, POREM O VISTO NAO. EM JULHO VIAJO P EUA. MEU NOVO PASSAPORTE TEM NOME DE CASADA. COMO PROCEDER:
    OBRIGADA, ANDREA

    ResponderExcluir
  26. na viagem vc levará os dois passaportes com você. A Polícia Federal corta as páginas do passaporte vencido mas, não corta as páginas que contém o visto válido.
    Leve a cópia autenticada da certidão de casamento com você + os 2 passaportes.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo7/13/2011

    Boa Tarde
    Meu caso é o seguinte tirei meu passaporte com nome de casada mas meus documentos estão com nome de solteira preciso alterar meus documentos para casada para levar no dia da entrevista

    ResponderExcluir
  28. Ligue para a embaixada (21-4004-4950) com sua senha e se informe diretamente com eles. É o mais prudente.
    Acredito que se vc levar sua certidão de casamento junto não haverá problemas.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7/13/2011

    PRECISO DE AJUDA URGENTE, POR FAVOR ME AJUDEM.
    TIREI O PASSAPORTE COM O NOME DE CASMADA, CONFORME MINHA CERTIDAO DE CASAMENTO, MAS EU AINDA NAO HAVIA TROCADO A IDENTIDADE. AGORA PARA EU VIAJAR PRECISO TROCAR A IDENTIDADE PARA O NOME NOVO,ATE AI TUDO BEM, MAS MINHA IDENTIDADE DE SOLTEIRA FOI TIRADA EM UM ESTADO E PARA EU TIRAR A IDENTIDADE COM O NOVO NOME, SERÁ TROCADO O NUMERO DEVIDO SER OUTRO ESTADO, PORTANTO MEU CADASTRO DO PASSAPORTE TEM UM NUMERO E MINHA IDENTIDADE COM O NOVO NOME TERÁ OUTRO. SABEM SE HÁ PROBLEMA?

    ResponderExcluir
  30. Nào entendi porque precisa da identidade para viajar. O seu passaporte é a sua identidade no exterior.
    Tire sua identidade e, quando fizer o novo passaporte (em 5 anos vence), você faz com o número novo.

    ResponderExcluir
  31. larissa almeida7/17/2011

    oi eu vou viajar em agosto e meu passaporte esta com meu sobrenome de casada , mas minha passagem com de solteira,e na minha identidade esta o de solteira estou indo pra Inglaterra o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  32. Anônimo7/17/2011

    Boa noite,
    tenho um agendamento para renovação de passaporte amanhã, pois alterei meu nome após casamento. Gostaria de saber se meu passaporte antigo com nome de solteira (que ainda está válido)ficará retido, ou se é cancelado no mesmo dia em que damos entrada dos documentos. Semana que vem vou pra Buenos Aires e a passagem foi emitida com nome de solteira, e já alterei todos documentos de identidade, com exceção do passaporte. Sendo assim, necessito desse passaporte com nome de solteira pra entrar na Argentina.
    Grata.

    ResponderExcluir
  33. o passaporte fica com você. Tenho todos os meus passaportes antigos e, dependendo do país, os levo comigo (pois a imigração gosta de ver pra onde já foi. É seu histórico)

    ResponderExcluir
  34. Larissa, confirme com a embaixada da Inglaterra e sua cia aérea mas, você deve levar a certidão de casamento e o passaporte.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo7/22/2011

    Ola me chamo juliana e gostaria q vcs me tirassem uma duvida, tirei meu passaporte e visto americano para lua de mel, ou seja, meu nome nos 2 documentos estao de solteira( isso foi ano passado) hj em dia ja fiz meu rg com o nome da casada.. gostaria de saber se tenho q refazer meu passaporte e visto devido a ter mudado meu rg. Meu passaporte e visto valem ate 2015.aguardo retorno e muito obrigada email: jujusg6@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. meu passaporte e visto americano estão em nome de solteira, sem problemas. Só leve a certidão de casamento com você.
    Em 2015 renove o passaporte com nome de casada.

    ResponderExcluir
  37. Fernanda lins7/23/2011

    Olá, estou preocupada e minha questão é semelhante a de algumas pessoas.
    Alterei meu nome após o casamento mas n o fiz em nenhum documento.
    Tirarei o passaporte pela primeira vez e Nao sei de terei problemas para fazê lo . Caso saia com nome de casada como faço p preencher o formulário do visto?
    Digo que Ja alterei o nome? Preencho conforme os documentos e levo a certidao de casamento ? Estou realmente perdendo o sono com isso.
    Viajarei a Disney e é a tentativa de realização de um sonho pois irei eu meu bastido e minha filha cm presente dela de 15 anos e nenhum de nos tem passaporte . Detalhe na Rg de minha filha a filiação esta com meu nome de casada e temo pelo passaporte e visto dela. Pode me ajudar? Muito obrigada .

    ResponderExcluir
  38. Raphaela Castro7/23/2011

    Oi, Bom dia! Meu caso é o seguinte: Tenho PASSAPORTE válido com nome de SOLTEIRA, só que todos os meus DOCUMENTOS já estão com nome de CASADA(RG, CPF...) Quero marcar agendamento para tirar o visto AMERICANO. Nesse caso, você acha que tenho que tirar um novo passaporte com nome de casada ou posso apenas levar meu passaporte de solteira valido e minha certidão de casamento para provar a mudança de nome??? Tenho medo de ter o visto negado. Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/03/2012

      Raphaela,meu caso é o mesmo que o seu! O que você fez?
      Obrigada,
      Renata

      Excluir
    2. Camila Rios3/25/2012

      Raphaela e Renata,
      Meu caso é idêntico ao de vcs..como procederam???
      No aguardo.
      Obrigada!
      Camila (camila_rios@hotmail.com)

      Excluir
  39. Fernanda,
    altere seus documentos logo. É rápido.
    De qualquer forma, pra tirar seu passaporte apresente sua certidão de casamento e este será com nome de casada.
    Para fazer o passaporte você deve apresentar algum documento de identidade e além disso "A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es)." (veja no site da PF: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum)
    Para preencher o formulário do visto deverá informar o número do seu passaporte (que será com nome de casada) e seu estado civil também.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo7/31/2011

    Oi! Tenho passaporte com nome de solteira VÁLIDO e todos os documentos com nome de casada. Será que para tirar o visto americano terei que tirar outro passaporte com nome de casada ou devo levar o meu passaporte com nome de solteira e minha certidao de casamento?? Como preencho o formulário, nome de casada ou nome do passaporte?? Help meeee

    ResponderExcluir
  41. leve seu passaporte válido (tem que ter no mínimo 6 meses de validade a partir da data da viagem) e leve a certidao de casamento. No formulário tem a explicacao de como preencher cada campo.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo8/10/2011

    Oi! meu rg esta com nome de solteira,meu CPF de casada mais minha passagem aerea foi emitida com o nome de casada...terei problemas para embarcar...help...help...minha primeira viagem...

    ResponderExcluir
  43. leve cópia autenticada da certidao de casamento. Seu passaporte está como?

    ResponderExcluir
  44. Anônimo8/11/2011

    costaria de saber como faço para alterar o nome de solteira para o de casada no passaporte, sei que é importante fazer isto, mas não consegui informações de como fazer em SP. Obrigada a todos.

    ResponderExcluir
  45. O passaporte não poderá ser renovado, caso seja de interesso do cidadão, deverá se solicitado novo.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo9/01/2011

    Oi! Tenho dupla cidadania Brasileira e Italiana. Percebi que no passaporte italiano está o meu nome de solteira. Vou viajar para os Estados Unidos e meu visto americano e passaporte brasileiro estão com o nome de casada. Terei algum problema se viajar com o passaporte italiano com o nome de solteira e o visto com o nome de casada?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  47. você vai pros EUA com passaporte brasileiro e visto americano com nome de casada. Aí vai apresentá-lo pra entrar nos EUA. Não entendi sobre o outro passaporte.
    Você terá que apresentar os dois? Por que?
    Mesmo que seja, não vejo problemas. Leve cópia autenticada da certidão de casamento, caso queira mais segurança.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo9/04/2011

    Oi!Estou indo de férias para Portugal, e meu passaporte ainda está com nome de casada,me divorciei e já fiz a mudança nos outros documentos, a minha dúvida se preciso mudar o passaporte para poder viajar, pois comprei a passagem com o nome de solteira. Preciso de ajuda!!! Obrigada...

    ResponderExcluir
  49. Anônimo9/05/2011

    Bom dia. Meu nome é André. Minha esposa tem o passaporte com o nome de solteira (vencendo) e o visto americando que vence em 2013. Ela já tirou o novo passaporte com o nome de casada e pretendemos ir para os Estados Unidos. Gostaria de saber se teremos problema ? Ela precisa tirar outro visto, levar os dois passaportes, tradução juramentada, etc...
    Obrigado e parabéns pelo blog ;-) .

    ResponderExcluir
  50. ela deverá levar os dois passaportes sim. Porque um tem o visto e o outro é a identidade atualizada. Leve a certdidão de casamento. não precisa de tradução juramentada.

    ResponderExcluir
  51. sobre Portugal, liguei pro consulado (21-3231-7250) e me informaram que deve agendar através de email no próprio site do consulado. Após entrevista (levar documentos), vão emitir uma declaração que informa que a pessoa do passaporte é a mesma da passagem aérea. Qualquer dúvida, ligue diretamente para o consulado.
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  52. Anônimo9/11/2011

    tenho minha passagem, passaporte, identidade e autorizacao para viajar aos E.U como cidada portuguesa, com meu nome de casada, mas meu passaporte e minha identidade brasildeiras estao com meu nome de solteira, terei problemas para embarcar no brasil

    ResponderExcluir
  53. verifique com sua companhia aérea, mas acredito que não. Vc tem que apresentar os dois passaportes? Não é só o português? se for só o português, não sei em que interfere o brasileiro estar desatualizado...

    ResponderExcluir
  54. Anônimo9/13/2011

    Preciso de ajuda ...
    Meu passaporte e meu visto estão com o nome de solteira, porém precisarei renovar apenas o passaporte que esta vencendo e agora será com o nome de casada.
    Terei que tirar um novo visto ou apenas traduzir a minha certidão de casamento para comprovar a mudança de nome?

    ResponderExcluir
  55. para qual país vai? se for EUA, leve sua certidão de casamento original.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo9/15/2011

    Isso é para EUA ... apenas a certidão é suficiente?
    Preciso fazer a tradução juramentada?

    ResponderExcluir
  57. Anônimo9/16/2011

    Gostaria de uma informação: tenho passaporte com nome de casada válido até 2012 e vistos (eua e can) válidos tb. Mas me divorciei e comecei hoje a dar entrada na alteração para nome de solteira do RG, CPF E TÍTULO. Se eu fizer uma viagem para o exterior, terei problemas quanto a essa atualização de nomes? Ou seja, novos documentos com nome de solteira e passaporte com nome de casada? Obrigada

    ResponderExcluir
  58. para os EUA vc terá que levar os 2 passaportes (um com visto e o outro é o passaporte válido). Acredito (acredito) que não precise de traduçao juramentada. Verifique com sua cia aérea se ele podem te orientar sobre isso. Desculpe nao poder ajudar mais. Eu não sou especialista nisso, só compartilhei uma experiência e tento ajudar. Nem sempre consigo. Mas veja com a cia aérea. Eles devem ter alguma orientação.

    ResponderExcluir
  59. sobre o ultimo comentário, no exterior o seu documento de identificação é o passaporte. Ninguém vai pedir para ver título, RG ou CPF.

    ResponderExcluir
  60. Anônimo9/28/2011

    Sim, entendo que eles não irão pedir outros documentos, mas ouvi dizer que na saída do Brasil pode acontecer conflito de dados entre passaporte (nome de casada) e CPF (nome de solteira). Mas, como disse, ouvi dizer, foi por conta disso que me preocupei. Mas agradeço pela sua orientação e checarei com cia aérea.

    ResponderExcluir
  61. Boa Noite,

    Minha Esposa tem no passaporte nome de solteira porém estamos agendado para retirar o visto EUA e estou com as seguinte dúvidas:

    1 - podemos levar o passaporte com nome de solteira + certidão de casamento para comprovar a alteração do nome ?

    2 - O formulário deve ser preenchido com qual nome, solteira ( Igual ao Passaporte ) ou Casada ( Igual ao da certidão ) ?

    aguardo ajuda.

    ResponderExcluir
  62. quando casa, a certidão de nascimento é substituída pela de casamento. Penso que deve ser com nome de casada mas, sugiro que ligue pro atendimento deles (se está agendado vocês tem uma senha para ligar e tirar dúvidas) e confirme a informação. Se puder, compartilhe conosco.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo10/23/2011

    Olá. Tenho 25 anos e não tinha o sobrenome do pai e agora o tenho na minha certidão de nascimento (fui registrada no nome dele faz uns cinco anos). Só que meus outros documentos (CPF, RG Carteira de Trabalho) estão com o nome anterior, eu ainda não os alterei. Pretendo tirar meu passaporte esse ano porque estou com planos de fazer um intercâmbio no ano que vem para a Irlanda. Isso me atrapalharia a tirar o passaporte ou conseguir o visto quando chegar ao país? Tenho medo de tentar mudar os documentos agora e não dar tempo dos mesmo chegarem pra eu me matricular na escola oned pretendo estudar lá.

    ResponderExcluir
  64. você tem muito tempo. Em um mês resolve todos os documentos. Atualize seus documentos o quanto antes. Uma hora terá que fazer isso mesmo. Faça logo e fique com suas coisas em dia. O passaporte, dependendo do lugar, fica pronto em uma semana.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  65. Anônimo10/27/2011

    Boa Noite, situação semelhante. Passagem emitida em nome de Solteiro e , todos os documentos em nome de casado. Tenho claro, Certidão de Casamento original, Passaportes antigos com nome de solteiro etc.... Emiti, por milhas Smiles e nem me pediram CPF ou Número de Passaporte para emissão, minha dúvida é: Seria necessário a compra das passagens ter sido antes do Casamento para o embarque ser autorizado???? Pois não foi, acabei comprando a passagem com nome de Solteiro (último nome) já casado por desatenção mesmo, ou inexperiência. Liguei na Gol, e na Anac e me disseram que não embarco mesmo provando que sou a mesma pessoa. Alguma opininão de como devo proceder??? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  66. OLá...tirei meu passaporte este ano com nome de solteira e pretendo tirar meu visto logo pois e irei me casar em Junho do ano que vem. Ocorre que eu irei alterar o meu nome. O que eu devo fazer? Posso estar com passaporte e visto com nome de solteira e RG e outros documentos pessoais com nome de casada?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  67. Camila, vc vai viajar por ocasião da lua-de-mel. Certo? o meu foi assim. Casei e tinha visto e passaporte com nome de solteira (e assim estão até hoje. Mudo em 2013). Faça a compra da passagem em nome de solteira. O seu documento para viagem é o passaporte e não CPF, RG, cnh etc. Mas os outros docs pessoais vc só vai alterar depois do casamento, quando tiver a certidão.

    ResponderExcluir
  68. Anônimo10/29/2011

    Miolo eu tenho dois passaportes. Um com nome de solteira e com visto (passaporte vencido - visto válido) e o novo com nome de casada.
    Levo os dois passaportes + certidào para imigração americana? Nao tenho nenhum outro documento com nome de casada. Somente o passaporte

    ResponderExcluir
  69. Vc deverá certamente levar os dois passaportes (um por causa do visto e outro por causa da validade do passaporte). Leve a certidão de nascimento original também. O seu documento de identidade no exterior é o passaporte. Não precisará de outro.

    ResponderExcluir
  70. quanto a postagem de 27/10 acima, sério que a Gol e Anac informaram que não pode embarcar??? Muito estranho. Liga de novo e conversa com a cia aérea.

    ResponderExcluir
  71. Ola. Me casei em julho de 2011. Acrescentei no meu nome o sobrenome do meu marido. Alterei meu CPF e RG. Preciso tirar o visto americano e possuo passaporte com nome de solteira. Como faço para preencher o DS-160? Preencho com o nome de casada ou com o nome de solteira? Fiz o agendamento utilizando o nome de solteira, como está no meu passaporte. Sendo que, meu marido é o requerente principal.

    ResponderExcluir
  72. sugiro que emita novo passaporte, com nome de casada. Aí faz o visto com o nome de casada no passaporte novo/atualizado. Sobre o formulário, você pode preencher novo formulário. Quando preenchi formulário errado, depois eu preenchi mais 2. Aí levei o último, que estava certo, na entrevista. Mas como vc tem senha para falar com o consulado, confirme com eles. E providencie seu passaporte atualizado.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  73. Anônimo11/07/2011

    Sobre a postagem do dia 27/10. Vivi uma situação parecida. Comprei as passagens com nome de casada e meu passaporte ainda era de solteira. Liguei para a TAP para perguntar o que fazer e disseram que não embarcaria com passagem e passaporte com nomes diferentes, mesmo comprovando que era a mesma pessoa com outros documentos. Insisti bastante e me disseram que eu não embarcaria. Acabei renovando o passaporte com o nome de casada, mas me gerou outro problema. Agora tenho o visto americano valido concedido com nome de solteira e passaporte válido com nome de casada. Alguem, na prática, já conseguiu embarcar nessa situação apresentando certidão de casamento juramentada ou os 02 passaportes? Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  74. Anônimo11/11/2011

    Boa noite

    Quando me casei acrescentei o nome do meu marido.

    O Passaporte - valido até 2015 - é o único documento que ainda está com o nome de solteira. O RG e CPF estão com o nome de casada.

    Vamos para londres em janeiro com a Tam. A passagem foi comprada com o meu nome de casada.

    Viajaremos dentro da europa para Paris (trem) e Dublin (aviao).

    Basta levar a certidao junto com o passaporte? É necessario fazer a traducao juramentada?

    Compro as passagens para dentro da europa com o nome de solteira ou o de casada?

    Faço o seguro schengen com o nome de solteira (igual o do passaporte) ou com o de casada?

    Obrigada,
    Ana

    ResponderExcluir
  75. Estou com um problemao... meu passaporte e meu visto tem nome de casada, mas meu irmao comprou a passagem com nome de solteira para miame eua, nem a companhia aerea avianca nem aagencia trocam o nome da passagem, o que eu faco?

    ResponderExcluir
  76. Ana,
    seu passaporte deve ser atualizado para casada. Faça isso logo.
    Quanto a passagem já comprada, veja com sua cia aérea se precisa de tradução juramentada da certidão. Acredito que não.
    Eu faria todas as próximas compras com o mesmo nome que consta no passaporte.
    Quando casei, fiz isso, exceto o visto. Reservei hotéis e voos com nome de acordo com o passaporte (solteira) para ir a Tailandia, Dubai e Paris. Só o visto de Dubai que precisei da tradução juramentada.
    O seu documento lá fora é o passaporte. É ele que vc vai apresentar em tudo.
    Mas quando voltar, emita outro passaporte, com nome de casada, porque ficar com o antigo é errado.

    ResponderExcluir
  77. Layla,
    parece-me que os EUA aceitam a certidao de casamento original.
    Mas nenhuma cia aérea muda a titularidade da passagem.
    Sugiro que ligue pra a cia aérea e explique. Veja com eles qual o procedimento.

    ResponderExcluir
  78. Jocilene Ramos11/14/2011

    Boa tarde!! meu caso é o seguinte tenho que tirar o visto para ir para EUA, me casei e meu passaporte e todos os meus documentos estão com nome de solteira. Devo preencher o pedido do visto com nome de casada ou de solteira, o meu medo é deles nao liberarem meu visto por essa diferenca... meu marido tb ira tirar o visto comigo.

    ResponderExcluir
  79. Jocilene, conforme falei com a Fernanda acima, Fernanda, altere seus documentos logo. É rápido.
    Para fazer o passaporte você deve apresentar algum documento de identidade e além disso "A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es)." (veja no site da PF: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum)
    Para preencher o formulário do visto deverá informar o número do seu passaporte (que será com nome de casada) e seu estado civil também.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  80. Anônimo11/20/2011

    OI, VOU PARA A EUROPA PROXIMO MÊS, MAS MEU PASSAPORTE E TODOS OS DOC ESTÃO COM NOME DE SOLTEIRA. SE EU COMPRAR A PASSAGEM COM O NOME DE SOLTEIRA TEM PROBLEMA?

    ResponderExcluir
  81. Anônimo11/22/2011

    Olá,
    Tenho passaporte, visto americano e passagem aérea com nome de solteira, porém meu vôo fará escala no Canadá e eu preciso de um visto, que sairá com o nome de casada. Devo emitir um novo passaporte com nome de casada antes do visto canadense? Ou consigo o visto no passaporte com nome de solteira?

    ResponderExcluir
  82. acredito que passa sem problemas, pois eu estava recém casada (nao tinha mudado doc nenhum) e fui em lua-de-mel pro exterior com nome de solteira. Mas recomendo que tire passaporte com seu nome atual, pois assim ficará legalizado com a PF. Dependendo de onde reside, fica pronto na mesma semana.

    ResponderExcluir
  83. vc já comprou a passagem entao nao dá pra mudar o nome da pessoa na passagem. Ligue pro consulado no canadá e se informe, mas acredito que possa emitir o visto com nome de casada. Se emitir novo passaporte agora, terá problemas com sua passagem aérea já emitida com nome de solteira.
    Eu viajei com passaporte de solteira e fiz a certidao com traducao juramentada pra obter o visto de Dubai. É o mesmo esquema. Só veja com o consulado canadense antes.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo11/28/2011

    Me casei mas não mudei meus documentos, preciso tirar com urgencia um passaporte, não teria tempo de mudar todos documentos, tem problema tirar com o nome de solteira?

    ResponderExcluir
  85. faca seu passaporte com nome de casada. O numero de RG e CPF nao vao mudar apos atualiza-los. Sera o mesmo numero. O passaporte dura 5 anos. Eh melhor que faca corretamente para ficar tudo certinho.

    ResponderExcluir
  86. Anônimo12/11/2011

    Boa noite!!!
    Tenho uma dúvida, ano passado tirei passaporte e visto americano com nome de solteira, mas agora quero ir p eua com meu esposo. Seria melhor eu tirar novo passaporte com nome de casada? Ele ainda não tem nem passaporte e nem visto.

    ResponderExcluir
  87. eu acho melhor vc já deixar seus documentos atualizados. Faça seu passaporte com nome novo.
    Na viagem, leve o passaporte antigo que está o visto e também a certidao de casamento.
    Pro seu esposo tirar visto, ele receberá uma senha para informações com o consulado.
    Daí vocë liga e pergunta se é isso mesmo (levar passaporte antigo e certidao de casamento).

    ResponderExcluir
  88. Anônimo12/20/2011

    Luciana disse: Olá bom dia! Estou programando uma viagem para o canadá em maio de/2012. Acontece que meus documentos todos estão com nome de solteira inclusive meu passaporte que já venceu.Faz 6 meses que me mudei para outro estado. a dúvida é: preciso comprar minha passagem no prazo de 2 dias e não sei se devo tirar outro RG já que mudará o n. ou se posso apenas tirar o passaporte com nome de casa mas o n.do rg de solteira. Vc acha que se eu fizer dessa forma dará algum tipo de probema? Pois não tinha intensão de tirar meu rg no Ceará para não ter que trocar o n. O que vc me orientaria?

    ResponderExcluir
  89. O documento pra viajar é o passaporte. Vc vai ter que tirar outro, pois o seu está vencido. Tire seu passaporte (vc levará a certidão de casamento e seus documentos de solteira. Aí sai em nome de casada). Acredito que para comprar a passagem internacional, deverá colocar o n. do passaporte (que vc ainda não tem). Tira seu RG logo. Se mudar o numero, paciència. Trará mais transtornos ficar com documentos atrasados.
    Ah, e vc ainda tem que ver o visto, né.
    Regularize seus documentos logo.

    ResponderExcluir
  90. Anne Grace1/02/2012

    Casei em 2009 e acrescentei o nome do meu marido, porém até hoje não troquei nenhum documento. Em 2010 tirei o passaporte com nome de solteira e este tem validade até 05/12/2015. Quero renovar meu visto americano, mas com nome de casada. Posso levar o passaporte válido com nome de solteira junto com a certidão de casamento?

    ResponderExcluir
  91. Anne, sugiro que faça um passaporte novo com seu nome atualizado. o visto dura 10 anos e o passaporte 5 anos. Regularize para ficar tudo certinho.
    Ao pagar a taxa de agendamento do visto, voce terá acesso ao atendimento por telefone. Verifique com o consulado americano se pode manter o passaporte atual.
    Se puder, deixe a informação aqui pra gente.

    ResponderExcluir
  92. Anne Grace1/02/2012

    MIOLO... QUE TRISTEZA! LIGUEI PARA O CONSULADO DOS EUA E ELES INFORMARAM QUE TENHO QUE ESTAR COM O PASSAPORTE COM O NOME DE CASADA. ANNE GRACE

    ResponderExcluir
  93. é chato mesmo, mas eles estão certos, né. O bom é que já fica tudo certinho. Obrigada pelo retorno.

    ResponderExcluir
  94. Boa noite, Miolo! Eu moro em Portugal, comprei a passagem para o Brasil ida e volta, ainda era solteira. Me casei com meu namorado português no Brasil. A dúvida é a seguinte: eu preciso trocar o meu passaporte de solteira mesmo estando com a data de validade para 2014?

    ResponderExcluir
  95. Cristiano Prata1/08/2012

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Minha mulher acrescentou meu sobrenome após o casamento. Ela está tirando novos documentos agora com o novo nome. Porém, temos uma viagem para os EUA e Canadá em maio/2012.

    - ela precisa tirar um passaporte novo?
    - o visto americano precisa ser refeito? Ou basta levar a Certidão de Casamento junto? E esta certidão precisa estar traduzida e juramentada?
    - Só podemos tirar o visto canadense depois de alterar todos os documentos dela?
    - o bilhete aéreo está no nome de solteira. Tem algum problema na hora do embarque?

    O que devemos fazer?

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  96. URGENTE, tenho passagem marcada para 1o de Abril (dia da mentira), meu pasaporte e meu visto americano estão com nome de solteira, mas minha passagem, está com nome de casada, o que faço? Não conseguirei embarcar? terei problemas de entrar nos EUA? ... SOCORRO !!!!!!!!!!!!!!!!111

    ResponderExcluir
  97. Silmara,
    se seu passaporte e nome que consta na passagem estão iguais, não vejo problemas pro embarque.
    Agora, o passaporte, mesmo válido, não fica retido. Fica com você (pelo menos aqui no Brasil é assim). Vc pode fazer outro para ficar com os documentos certinhos. Mas pra embarcar no avião, o nome que consta na passagem deve ser o mesmo do passaporte. A cia aérea não muda a titularidade da passagem.
    Meu passaporte vence em 2013 e acabei de fazer um novo com nome de casada, pra andar legalizada e evitar qualquer problema.

    ResponderExcluir
  98. Keyla, vc realmente tem um problema. A cia aérea não troca o nome da passagem. Liga para a cia aérea e explica o seu problema. Veja como faz, que documentos leva etc. Se puder, nos dê um retorno. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  99. Cristiano,
    vamos lá:
    - ela precisa tirar um passaporte novo?
    Recomendo que sim. Foi o que eu fiz. Mas se o passaporte está em nome de solteira e a passagem também, provavelmente embarcará sem problemas.
    - o visto americano precisa ser refeito? Ou basta levar a Certidão de Casamento junto? E esta certidão precisa estar traduzida e juramentada?
    Eu não tenho certeza, mas alguém neste post falou que é só levar a certidão de casamento e não precisa estar traduzida e juramentada. Como os EUA estão acostumados com turistas do Brasil, eles tem quem veja a certidão em português mesmo.
    - Só podemos tirar o visto canadense depois de alterar todos os documentos dela?
    Pra tirar o visto canadense, eles vão pedir os documentos. Sugiro que ligue pro consulado e se informe com eles, já que o passaporte está em nome de solteira.
    - o bilhete aéreo está no nome de solteira. Tem algum problema na hora do embarque?
    O bilhete aéreo tem que ser igual o passaporte. Se ela tirar novo passaporte (em nome de casada), leve o antigo junto (nome de solteira) desde que esteja válido. A cia aérea exige que o nome do passaporte e passagem sejam os mesmos.

    ResponderExcluir
  100. André1/15/2012

    Olá Miolo!
    A minha esposa possui o passaporte com o nome de solteira e as passagens estão emitidas como nome dela de solteira. Temos entrevista de renovação do visto agendada. Minhas dúvidas:
    a) pode dar algum problema na entrevista? Ou seja, ela ter o passaporte com nome de solteira e o visto com nome de casada?
    b) O que ela preenche no formulário DS160, o nome de solteira ou de casada?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  101. André1/16/2012

    Esqueci de dizer que todos os documentos dela (com exceção claro da certidão de casamento) estão com nome de solteira. Estamos indo para os EUA.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  102. André, conforme a colega Anne Grace acima se informou, deve fazer o visto com nome de casada.
    se vc pagou a taxa da entrevista do visto, pode ligar e ver a informação correta com eles. Mas penso que deve ser em nome de casada, o visto dura 10 anos.

    ResponderExcluir
  103. André, atualize os documentos. é rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André3/27/2012

      Oi Miolo, só pra dar um retorno.
      Ela ia ficar fora do Brasil por 2 meses e por isso não conseguimos atualizar os documentos dela.
      Porém hoje fomos no consulado e não tivemos nenhum problema com a questão dos nomes diferentes, nem perguntaram nada...

      Excluir
  104. Anônimo1/22/2012

    Bom dia, estou com a seguinte questão: Quando casei,na certidão de casamento foi alterada meu nome(mantido todo meu nome de solteira e incluindo o ultimo sobrenome de meu marido).Por displicência até hoje continuo com todos os meus documentos de solteira.Inclusive tirei passaporte também com nome de solteira.Irei viajar para Disney e NY.com meu marido e meu filho e na certidão de meu filho está o meu nome de casada.Minha entrevista no consulado é na próxima semana e está também com o nome de solteira.Será que apresentando minha certidão de casamento original consigo o visto e embarcar sem problemas?Um abraço.

    ResponderExcluir
  105. Luciana1/23/2012

    Olá Miolo
    Minha situação é parecida com a de muitas: casei, troquei de nome, atualizei todos os documentos, menos o passaporte (válido até 2015). Pretendo ir aos EUA, preciso tirar o visto e queria saber se preciso trocar o passaporte para nome de casada. Pelo que li das discussões aqui achei que é mais prudente trocar o passaporte, mesmo ele estando válido. Como li que foi isso que você fez, gostaria de tirar uma dúvida: o processo é o mesmo de quem faz pela primeira vez? ou seja, preencher aquela ficha no site da PF, pagar a mesma taxa e ir até lá; ou há algum procedimento diferente, já que o passaporte ainda está válido, e se quer apenas a alteração de nome?
    Outra coisa: o seu novo passaporte saiu com a mesma data de validade do anterior (2013 pelo que vc disse) ou veio com 5 anos de validade?
    Agradeço desde já pela ajuda... os sites oficiais não trazem todas as informações que a gente precisa...

    ResponderExcluir
  106. Luciana, é isto mesmo. Faça novo passaporte. A data de validade é a partir da emissão do passaporte novo (2017, no caso). O processo é o mesmo da primeira vez, como se fosse o primeiro passaporte. No formulário da PF perguntam se tem passaporte anterior. Vc marca que sim e leva no dia da entrevista. Tb pergunta se houve alteração no nome. sim de novo. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  107. quanto ao anönimo de 22 de jan, ligue pro consulado e informe-se. Penso que deve preencher novo formulário do visto com seu nome correto e levar sua certidão de casamento. Atualize seus documentos logo. É rápido.

    ResponderExcluir
  108. Luciana1/24/2012

    Obrigada Miolo! Mais uma duvidazinha: o número do passaporte muda? É que moro em são paulo e aqui o prazo pra entrevista do visto é de 78 dias, assim, queria saber se já posso me inscrever para o visto e aih no meio tempo tiro o passaporte (que é mais rapido), ou se devo esperar o passaporte novo ficar pronto para só então me inscrever para o visto...
    mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  109. Luciana, o numero do passaporte muda sim. Não sei aí, mas tem cidade que o passaporte fica pronto em 24h. Verifique com o posto da PF onde é mais rápido. Minha cidade são 2 meses, mas a 80km daqui é em 1 dia, por exemplo.
    de nada!

    ResponderExcluir
  110. Anônimo1/25/2012

    Olá Miolo, tudo bem? Tenho uma dúvida. Tirei passaporte e visto americano no ano passado, antes do meu casamento (com nome de solteira). Mudei o nome (acrescentei o do meu marido) mas cheguei a viajar na lua de mel com a documentação toda no nome de solteira. Agora já mudei o RG e estou modificando o título e o CPF. Acha que preciso trocar o passaporte e o visto, acrescentando o nome de casada, ou continuo emitindo passagem com nome de solteira, e assim uso o mesmo passaporte e visto? Pretendo viajar para os EUA novamente em maio... Muito obrigada. Abraço MARU

    ResponderExcluir
  111. Na viagem o seu documento de identificação é o passaporte. Não precisa apresentar nenhum outro. É bom que regularize seus documentos o quanto antes. Porém, se emitir passagem com nome de solteira, com passaporte e visto com nome de solteira (tudo igual), não vejo como dar problema.

    ResponderExcluir
  112. Anônimo2/01/2012

    Bom dia, meu nome é Paloma
    Estou com uma grande dúvida, me casei a dois anos e alterei meu nome para o de casada, porém não renovei nenhum documento, mas minha identidade esta acima de 10 anos a foto é de muito nova precisava renovar e consequentemente ficara com nome de casada, precisarei alterar meu passaporte??? Viajarei para Europa (vou desembarcar na França e depois viajarei para outros paises de la, e retornarei para o Brasil pela Espanha)em algum deles terei que usar a identidade?? Porque agora não sei se tiro a nova ou aguardo a viagem para mudar todos os documentos.....Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  113. Paloma, nao sei quando é sua viagem, mas se der tempo, regularize seus documentos. É o melhor que faz. se tiver muito perto, va com documentos de solteira e compre a passagem, seguro saude etc com nome de solteira. Seu documento de identificação lá fora é o passaporte.
    Mas sugiro que atualize seus documentos logo. é o melhor.

    ResponderExcluir
  114. Anônimo2/02/2012

    Obrigada Miolo, a viagem é em setembro,ja renovei meu titulo e vou ver se vou ao poupa tempo renovar os outros documentos,a questão maior e o passaporte que acho mais trabalhoso portanto queria pelo menos pra este ano usa-lo com os documentos de solteira, meu medo era só ter problema no embarque com o RG,e la na Europa tbm, mas como vc me disse so utilizarei o passaporte, então acho que nao terei problemas em usar o RG de solteira na emissão da passagem e seguro saude!!!! Muitissimo obrigada!!!Paloma

    ResponderExcluir
  115. Paloma, o passaporte é rápido. Sugiro fazer logo. Em uma semana vc resolve. Tem lugar que fica pronto em 24h. Seguro saúde eu não sei. Penso que deve ser com nome correto. Verifique com eles.

    ResponderExcluir
  116. Anônimo2/02/2012

    Minha esposa tem o passaporte antigo e visto com nome de solteira e está com o passaporte com nome de casada. Minha dúvida é, para uma viagem para os estados unidos, é necessária a tradução da certidão de casamento juramentada ou basta apresentar o orginal da certidão brasileira?
    Rafael Melo

    ResponderExcluir
  117. Fui impedida de embarcar, no sábado passado, para os EUA porque meu passaporte válido está com nome de solteira (divorciada), mas meu visto válido está com nome de casada. Entrei em contato com o consulado por e-mail, que me respondeu que eu poderia viajar com os 2 passaportes, mas a imigração "poderia" exigir uma tradução juramentada da averbação do divórcio. Corri na segunda-feira para conseguir o documento recomendado pelo consulado e novamente fui impedida de embarcar. Achei um absurdo o consulado americano me passar informações erradas... em quem confiar?
    A DELTA informou que a imigração tem novas regras e que a passagem tem que ter o mesmo nome que o documento válido para entrar nos EUA.
    Gostaria de saber se alguém conseguiu viajar recentemente por outra companhia aérea com o sobrenome do passaporte diferente do visto. Por que se isso é possível vou entar com uma ação conta a DELTA, já que perdi uma feira de negócios e hotel que já estava pago, além de outros prejuízos. No mesmo momento que eu tentava embarcar, outras pessoas estavam com problemas por causa de sobrenome na passagem diferente do documento. Se a DELTA passou as informações corretamente, vou entrar em contato com a imprensa para tentar que o consulado passe informações corretas aos passageiros.
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  118. Oi Alice. Que M!
    Estranho isso. Nunca uma cia aérea verificou visto nas minhas viagens. Que eu saiba, eles veem passagem e passaporte. O visto já é competencia das autoridades do país que vc está entrando. Porém algumas companhias aéreas fazem esse filtro.
    Também acho muito improvável que o consulado passe informação errada. Eles são muito rigorosos e corretos.
    Eu mesma fui a Dubai com passaporte em nome de solteira. O visto tirei em nome de casada, com tradução juramentada. No meu caso, o visto pega lá no país mas, autorizam antes.
    Agora, a passagem deve ser emitida com o mesmo nome que consta no passaporte válido. Não sei se foi seu caso.
    Mas é muito estranho.

    ResponderExcluir
  119. Obrigada pela resposta Miolo... minha passagem estava com o nome do passaporte novo, válido...
    Vou pesquisar as outras companhias aéreas pra saber se em todas eu seria barrada, ou se isso acontece só na DELTA. Também acho improvável o consulado dar informação errada, mas alegando isso no balcão da DELTA ainda me falaram que a imigração não tem nada a ver com o consulado, absurdo, né? Vou atrás de mais informações e assim que tiver algo mais concreto volto aqui pra deixar registrado.

    ResponderExcluir
  120. Rafael, até onde sei é só apresentar a certidão original lá nos EUA. Não precisa tradução juramentada.
    Mas leia o caso da Alice aqui. É o seu caso. Informe-se com a cia aérea antes.

    ResponderExcluir
  121. Anônimo2/07/2012

    Oi boa noite!! Gostaria de tirar uma duvida com vcs!! Eu tenho passaporte e visto validos com nome de solteira. Eu, meu marido e minha filha vamos viajar agora inicio de março para os EUA. Como nos já tínhamos passaporte e vistos, foi só solicitar o visto e o passaporte dela. Ela tem 1 ano e 10 meses, foi super tranquilo e rápido. Mas a minha duvida é a seguinte: a certidão dela de nascimento contem o meu nome de casada, pois alterei apos o casamento e todos os meus documentos já estão alterados. Só nao alegrei o passaporte pq ainda esta valido e o visto tbm, vencendo An. Que vem, renovo tdo junto já alterado.sera que terei problemas lá na imigração Qto ao nome diferente na certidão dela? Sera que sera necessário levar a certidão de casamento? Por favor me ajudem, pois já estou com tdo pronto para viajar e agora essa duvida. Obrigada
    Flávia

    ResponderExcluir
  122. Oi Flávia.
    Pelo visto vc também não tem outra alternativa, já está tudo comprado e acertado.
    Leve sua certidão com você e sua identidade em nome de casada, caso precise apresentar.
    Sds

    ResponderExcluir
  123. Anônimo2/13/2012

    Olá! Meu passaporte é válido até agosto de 2013 e meu visto para os EUA até outubro de 2013. Tanto o passaporte quanto o visto estão no nome de casado. Viajarei em dezembro para a Disney com meus filhos. E nos passaportes deles que estou tirando já atualizei para o meu nome de solteiro. O meu receio é que com isso possam achar que não sou mãe deles...Desde já agradeço! Gi

    ResponderExcluir
  124. Gi,
    penso que ainda não tirou o visto dos seus filhos.
    Pergunte, quando tiver a senha de informação de visto, que documento precisa levar para comprovar que é mãe deles. Se precisa da certidão de divórcio.
    Acredito que deve levar sua certidão de divórcio, mas confirme com a embaixada dos EUA.

    ResponderExcluir
  125. oi boa noite,agendei pra fazer meu pasaport ,so q sou divorciada e o unico documento q consta de solteira e o titulo ,sera q consigo tirar?/obrigada

    ResponderExcluir
  126. vc não tem a certidão e divórcio? Ligue pra a PF e veja os documentos que deve levar. No site da PF tem estas informações também.

    ResponderExcluir
  127. Anônimo2/28/2012

    Meu nome é Cristiani, já fui algumas vezes para os EUA e pretendo voltar este ano mas meu passaporte está com meu nome de casada e com visto válido, porém me divorciei e preciso renovar apenas meu passaporte conclusão um passaporte com nome de casada e visto válido e o outro passaporte com meu nome já alterado. Será q preciso tirar um novo visto só pela alteração do nome? Me ajudem por favor e desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  128. Cristiani,
    verifique com a cia aérea. Normalmente eles ajudam com essas dúvidas.
    Ao ler as perguntas acima, verá que uma pessoa teve problema com a cia aérea (caso parecido com o seu), que pode fazer esse filtro antes da imigração americana.
    Seu passaporte com nome de casada está vencido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiani3/04/2012

      Não meu passaporte com o nome de casada não está vencido, porém já alterei alguns documentos como a carteira de identidade, por isso sei q preciso tirar p passaporte com o nome de solteira, mas não queria ter q tirar outro visto. Agradeço muito à ajuda!!!

      Excluir
  129. Anônimo3/09/2012

    Meu passaporte está com nome de casada, mas todos os meus documentos (rg, cpf, etc), estão com nome de solteira, pode haver algum problema no dia da entrevista para retirada do visto para os E.U.A??? Agradeço desde já a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/16/2012

      Preciso tanto de uma resposta para essa pergunta, por favor alguem me ajude?????

      Excluir
    2. atualizar os documentos é muito rápido. Sugiro que regularize tudo. Se o doc nao ficar pronto a tempo, terá o protocolo pelo menos.

      Excluir
  130. Anônimo3/12/2012

    Oi... estou gravida e pretendo viajar para miami (eua) para fazer compras... fiz meu passaporte e irei agendar a entrevista para visto tudo isso antes de casar (portanto com nome de solteira)... mas a viagem está marcada logo um dia depois do casamento.. o q devo falar na entrevista que irei fazer para solicitar o visto?
    - conto toda a historia ou nao falo nada e viajo como se fosse solteira?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vai tirar o visto e deverá apresentar seus documentos. Não terá documentos com nome de casada, pois ainda não casou. No caso de lua-de-mel (logo após casamento), viaja com nome de solteira mesmo. Mas sugiro que ligue para o consulado (eles tem um telefone de informações para quem tem entrevista agendada) e verifique com eles.

      Excluir
  131. Anônimo3/14/2012

    Boa noite!
    Preciso de uma ajuda, sou brasileira e estarei renovando o meu passaporte essa semana, e ele ficará com nome de casada. Porém tenho um passaporte europeu (português) que está com nome de solteira.
    A duvida é, as passagens devem ser emitidas com nome de solteira ou casada? Pois tenho que sair do Brasil com passaporte brasileiro (com nome de casada) e entrar nos EUA com passaporte europeu (nome de solteira).
    Obrigada!
    Isabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve o passaporte antigo com vc e a certidão de casamento.

      Excluir
  132. Anônimo3/15/2012

    Olá! Bom iniciamos a retirada do passaporte mas ainda não tiramos foto e tal. Nos casamos em junho/2012 e será que conseguiremos viajar para Portugal com passaportes e documentos de solteiros pois não vai dar tempo de mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se não vai dar tempo de mudar (caso de logo após o casamento), viajará com nome de solteira

      Excluir
  133. Anônimo3/16/2012

    Olá...estou com uma dúvida, não li nenhum caso como o meu ainda. Tenho o passaporte com nome de solteira, todos os documentos com nome de solteira e não sei como devo preencher o formulário DS 160, se com o nome de casada ou de solteira, já que não tenho nenhum doc a não ser a certidão de casamento com o novo nome. Alguém pode me ajudar? Luciana

    ResponderExcluir
  134. leitores queridos,
    estou em viagem.
    assim que retornar leio as mensagens e tento respode-las

    ResponderExcluir
  135. Luciana,
    seu cpf e rg nao mudarao de numero.
    preencha ja com nome de casada.
    atualize seus documentos logo. em uma semana vc resolve isso.

    ResponderExcluir
  136. Anônimo3/19/2012

    Olá!

    Tirei meu passaporte com nome de solteira e meu visto para os EUA com nome de solteira final do ano, mas casei agora em janeiro se mudar meus documentos vou ter que tirar tudo de novo? passaporte e visto e pagar as taxas udo de novo?
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para viajar pra qualquer lugar seu passaporte tem que ter 6 meses antes de vencer. Vc viaja quando pros EUA? se viajar perto do vencimento do passaporte (menos de 6 meses para vencer),terá que fazer novo passaporte. Nao precisa fazer tudo de novo se a viagem for logo.

      Excluir
  137. Anônimo3/23/2012

    Olá boa tarde.
    A minha situação é a seguinte: tenho a dupla cidadania (italiana) e vou para a Itália em lua-de-mel. Alterei meu nome após o casamento, mas todos os meus passaportes e documentos estão no nome de solteira. Entrarei na Itália com o meu passaporte italiano. Eu preciso levar a certidão de casamento traduzida? E você sabe me informar se quando eu for renovar o passaporte italiano eu poderei manter o nome da minha família? Obrigada! Gláucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome da passagem aerea deve ser o mesmo do passaporte. O passaporte que vai usar é qual, é com nome de solteira? Sobre o passaporte italiano, verifique com eles. Não sei esta informação.

      Excluir
  138. Ola boa tarde ,
    Estarei indo para a Europa em maio e mudei de estado ( rj-sp) automaticamente o numero da minha id mudou , terei problemas ? Terei que trocar algo no passaporte ou , nao consta nada sendo documentos independentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ja tem passaporte? ja comprou a passagem?

      Excluir
  139. Anônimo3/27/2012

    Bem, não li todos os relatos acima, então não sei se alguém já perguntou isso:

    Meu passaporte vence só em 2016 nome de solteira e agora vou me casar em julho, só que vamos para os EUA fazer um curso de ingles de 1ano, sendo que não vai dar tempo de mudar meus doc. De identidade para casada. O que eu faço, deixo do jeito que ta....na hora de pegar o visto de estudante....pego como solteira...pois no meu cadastro na escola que me enviou a guia i20, a doc. e de solteira. È como se eu fosse passar a lua de mel no exterior....mas vou ficar 1 ano e meus doc. só serão modificados qd voltar. O que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando vc viaja após o casamento, não dá pra mudar os docs. Sugiro que deixe como está, até porque não tem outra alternativa, pois não dá tempo.

      Excluir
  140. sabrina3/27/2012

    Olá podem me ajudar por favor? Sou casada, passaporte em nome de casada, identidade já alterada também... Mas como não costumo a colocar o sobrenome de casada quando preencho algo, acabei comprando passagens na Easyjet e na Ryanair com o nome de solteira. Não queria pagar txs absurdas para alterar o nome, vi que a alteração pode ficar mais cara que a própria passagem!!! Será que terei problema se eu levar minha certidão de casamento? e a identidade de solteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, complicado mesmo. A passagem tem que ser o mesmo nome do passaporte. Mas como já tá tudo comprado e acertado, sugiro que leve tradução juramentada da sua certidão de casamento e torça para que tudo dê certo.
      Contacte as empresas aéreas e verifique com elas.

      Excluir
  141. Anna Catarina (annacarvalho@pop.com.br)3/29/2012

    Querida Miolo, meu caso não é tão dierente dos demais, mas mesmo assim estou num impasse cruel. Me casei e consequentemente, mudei meu nome, entretanto, meu passaporte está com meu nome de solteira. viajei à França para lua de mel sem problemas. Até então não tinha mudado nenhum documento e tudo estava com meu nome de solteira. agora, pretendo voltar à Paris, mas já troquei minha identidade para o nome de casada(SÓ TROQUEI O RG!). E agora? Liguei no 194 e ele dizem que preciso renovar o passaporte, mas não entendo dessa maneira, uma vez que a identidade não é utilizada em nenhum momento no processo. Outro detalhe: Ainda tenho minha identidade de solteira! Se que quisesse poderia usá-la. Mas aí eu me pergunto: Será que podem triangular informações e descobrirem que troquei meu nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem como cruzarem informação. Só se vc der algum mole.
      O certo é que vc ande com tudo certinho, atualize todos os seus docs. Mas nao vejo como dar problema se fizer com nome de solteira.

      Excluir
  142. Anônimo4/04/2012

    Meu problema não é tão diferente, mas com uma peculiariedade: Tenho meu passaporte emitido em 2007 com vencimento no final de 2012. Casei em 2010 e não alterei meus documentos. Tirei em Dez/2011 meu visto para os EUA que foi feito em nome de solteira no passaporte de solteira. Como minha viagem é agora em Abril e daria menos de 06 meses de validade do passaporte antigo, tive que tirar um novo passaporte no nome de casada. Como devo proceder? Será que meu visto teria que ter saido em nome de casada quando tirei? Apenas a certidão de casamento será válida para minha entrada nos EUA ou terei que pedir a tradução juramentada?

    Obrigada, Daiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane,
      leve os dois passaportes com vc (um por causa do visto e o outro é o atual) + certidão de casamento (parece que pros EUA não precisa ser juramentada).
      A passagem vc emite com o passaporte novo (nome de casada).
      Acredito que não terá problemas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Anônimo4/04/2012

      ok, muito obrigada!

      Excluir
    4. Daiane, você tirou o visto com o nome de solteira, no passaporte que consta seu nome de solteira?? Na hora foi como se tivesse escondido que tinha casado?? Esse é o meu caso, meu passaporte e todos os documentos estao com o nome de solteira. Só tenho a OAB com nome de casado! Fiquei na dúvida se colocava o nome de solteira ou o de casado, sendo que no passaporte constaria o nome de solteira.
      Obrigada, larissa

      Excluir
  143. Anônimo4/18/2012

    Olá!

    Meu caso é diferente, vejam se podem me ajudar...

    Eu casei e meu RG e Passaporte estão com nome de casada, porém, meu casamento não deu certo e estamos tratando do divórcio.
    Vou a Portugal em Agosto e acredito que até lá já estarei divorciada mas acho que não dá tempode alterar todos os documentos. Eles têm como consultar se ainda sou casada ou não? Lembrando que vou estar com RG e Passaporte com o mesmo nome e com a certidão de casamento também.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  144. fica o mesmo caso de lua-de-mel. Não dá tempo de trocar os documentos. Eles não tem como consultar se ainda está ou não casada.

    ResponderExcluir
  145. Anônimo4/18/2012

    Que bom! Acho que não terei problemas.
    Mais uma dúvida...
    É preciso visto para entrarmos em Portugal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não precisa de visto. veja no link: http://www.embaixadadeportugal.org.br/assuconsul/faq-visto.php

      Excluir
  146. Anônimo4/18/2012

    Aline,

    Vi que vc gosta de levar coisas do Brasil para presentear as pessoas...o que vc acha legal oferecer??

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. O Brasil está muito chique lá fora. Então quanto mais brasileiro o brinde melhor.
      Dependendo da pessoa e lugar que vai, pode ser havaianas com a bandeirinha do Brasil (na Europa é mto caro), paçoca ou bala de paçoca, café ou bala de café, camiseta, caneta, um doce típico daqui (bananada por ex) etc.
      Boa viagem

      Excluir
  147. Anônimo4/18/2012

    Muito obrigado!!! =)

    ResponderExcluir
  148. Anônimo4/18/2012

    Ola! popoderia me ajudar? Ja tive meu nome alterado uma vez quando me casei, mas ja estou divorciada e voltei a usar meu nome de solteira, a pergunta é.: quando vou preencher o formulario ds160 eles perguntam sobre nomes alterados, o que eu faço? tenho que preencher a lacuna com o meu nome anterior? como responder as perguntas abaixo?

    Have you ever used other names (i.e., maiden, religious, professional, alias, etc.)?
    Yes No
    Help: Other Names
    Other names used include your maiden name, religious name, professional name, or any other names which you are known by or have been known by in the past.
    Provide the following information:
    Other Surnames Used (maiden, religious, professional, aliases, etc.)

    Other Given Names Used
    Add Another
    Remove



    Help: Other Names
    If you only have other surnames to enter, enter the same given names as above. Conversely, if you only have other given names to enter, enter the same surname as above.

    Do you have a telecode that represents your name?
    Yes No
    Thalita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita,
      vc possui uma senha pra tirar dúvidas com eles.
      Faça isso. Ligue pra lá (21) 4004-4950 e verifique o preenchimento.
      Eles atendem muito bem e dão informações de forma clara.
      At

      Excluir
  149. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  150. Anônimo4/20/2012

    Olá ! Tenho uma duvida : Está tudo certo com meu passaporte, está tudo certo com minhas passagens, exceto o fato de ter MR na frente do meu nome, ao invés de MS ou MRS. Terei problemas ?

    ResponderExcluir
  151. Bom dia, eu casei, mas todos meus documentos continuam com nome de solteiro. Passaporte Italiano e brasileiro, ainda válidos. Quero tirar o visto para os EUA para uma viagem de 1 semana. Eu preciso atualizar os documentos antes de tirar o visto?

    obrigado

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se é seu primeiro visto, deve estar com os documentos todos em dia.

      Excluir
  152. Olá, tenho uma dúvida: minha esposa vai viajar para os EUA com o passaporte no nome de casada, mas visto americano e passagem TAM com nome de solteira.
    Preciso fazer a tradução da certidão de casamento para não enfrentar problemas na entradas dos EUA? Quanto à TAM, basta levar a certidão original, né?

    Obrigado,
    Cristiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. visto está válido em nome de solteira e está no passaporte em nome de solteiro + novo passaporte em nome de casada -> leve ambos os passaportes na viagem + certidão de casamento (não precisa ser juramentada).
      quanto a TAM, ligue e confirme com eles. creio que não terá problemas

      Excluir
    2. O Meu caso é o seguinte: Estou emitindo passaporte agora,uso nome de solteira, nunca troquei documentos embora na certidão é alterado. Que nome devo usar no passaporte ? Cou ser obrigada a trocar os documentos ?

      Excluir
    3. faça tudo certo, atualizado. se já casou e alterou nome, leve a certidão de casamento e faça seu passaporte certo. verifique com a PF sobre os outros documentos, antes de ir a entrevista.

      Excluir
  153. Anônimo5/08/2012

    Ola miolo
    vi seu site e muito interessante parabens!
    me chamo Nina e vou tirar passaporte amanha
    sou noiva mas consta la cm solteira certo.
    e vou tirar o visto mes q vem , porem eu caso em
    setembro , pensei em ir antes mas decidimos casar
    nesse mes entao me ajude, eu devo ir antes p eua
    solteira e casar la ou posso casar akie normal?
    e meu noivo vira cidadao ano q vem. oque posso fazer?
    Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nina. não entendi sobre casar aqui ou lá mas, enfim, se vc vai casar esse mês, faça seu passaporte com nome de casada e já tire seu visto com nome de casada.

      Excluir
  154. Olá Miolo
    TAP, meu passaporte está com meu ultimo sobrenome e a minha passagem com o penultimo sobrenome, volto para o Brazil por Nice. O que eu faço??

    ResponderExcluir
  155. se ja comprou a passagem ja era. nao tem como mudar o nome. ligue pra cia aerea. acho que nao tera problemas.

    ResponderExcluir
  156. Anônimo5/09/2012

    Olá,
    Estou com uma dúvida e não consigo falar com a Polícia Federal do PR para esclarecé-la.
    Eu troquei meu nome, fiz retificação de duas letras, porém antes da retificação do nome eu havia feito o meu passaporte e o visto americado com nome antigo. Agora preciso viajar para os Estados Unidos e não sei como proceder.
    Como faço nessa questão.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi as duas letras, mas tudo bem.
      vc trocou seu nome onde? no RG e CPF?
      Vc pode viajar normalmente, certifique-se que o nome da passagem seja o mesmo do passaporte. Ligue para a cia aérea antes para verificar.

      Excluir
  157. Anônimo5/09/2012

    olá
    estou indo a buenos aires e as passagens foram emitidas em meu nome de solteira e o RG tem nome de casada, ainda tenho o RG antigo só que com 13 anos de expedição está em boas condições...
    já liguei para agência e eles não conseguiram fazer a alteração do nome e a cia (falei por telefone)disse que só aceita o nome do bilhete igual ao do RG o que faço HELPEEEEE????
    grata
    Andreza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem passaporte em nome de solteira? Pode usá-lo.
      Leve seu RG antigo. O número deve ser o mesmo e não deve ter data de validade. Ninguém vai saber que vc fez outro RG. Leve outro doc também (registro profissional, CNH, CPF sei lá), para comprovar seu nome de solteira, caso necessário

      Excluir
  158. Tenho passaporte com nome de solteira valido, mas alterei meu nome na certidao de casamento. Posso solicitar o visto com meu passaporte com nome de solteira? Se negativo, posso tirar o passaporte sem ter alterado o titulo de eleitor para o nome de casada (os demais eu alterei)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vai tirar o primeiro visto, todos os documentos tem que estar atualizados (CPF, RG, passaporte etc). Ou seja, se vc tem passaporte em nome de casada e os documentos em nome de solteiro, e vai tirar o primeiro visto -> terá que atualizar seus documentos para nome de casado.

      Pode alterar o passaporte sem alterar o título, sem problemas.

      Excluir
  159. Olá,

    Fiz uma retificação judicial do meu nome, e o visto americano esta no passaporte antigo com o nome antigo.

    Apenas a certidão de nascimento com a retificação do nome e a apresentação dos dois passaportes me basta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve os dois passaportes e o documento da retificação do nome.

      Excluir
  160. Anônimo5/14/2012

    Ola miolo me chamo Nina mandei recado pra ti e expliquei errado, seguinte eu tirei passaporte e visto c nome de solteira e estou querendo me casar akie no Brasil p ir embora c meu noivo ele mora la e vai receber cidadania ano q vem. entao eu queria saber se eu tendo td documentaçao cm solteira eu ir casada para o Eua daria algum problema? e essa a minha duvida.. Ou oq vc poderia me aconselhar.. Obrigada!
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina,
      vc entra na situação de lua-de-mel.
      Qdo casa e viaja de lua-de-mel nao dá tempo de mudar os documentos e a pessoa viaja com docs de solteira normalmente (passaporte, visto e passagem). Depois, na volta, que organiza tudo. Nao vejo problemas. Espero ter entendido e ajudado.

      Excluir
  161. Olá, boa noite, estou com uma dúvida!
    Tirei meu passaporte em 2009 antes de casar, com nome de solteira. O único documento que possuo com nome de casada é meu registro na OAB. Gostariamos de preencher o formulário, mas estou com uma dúvida tremenda em qual nome colocar. Pensei em colocar o nome de solteira e apresentar todos os meus documentos de solteira. Levar minha certidao de casamento e minha carteira da OAB. O que você acha? Não acho que daria tempo de fazer outro passaporte pois teria que viajar do dia 22 de junho a 06 de julho. Alguma solução? Obrigada, Larissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, o certo é se o passaporte está em nome de solteira e todos os documentos em nome de solteira, e vai pedir o primeiro visto -> atualize seus documentos.
      Tire passaporte em nome de casada e os outros documentos também. Aí preenche o DS160 em nome de casada.
      Dependendo da cidade vc tira o passaporte em coisa de dias. Se sua cidade a PF está com agendamentos para longe, veja uma cidade proxima para tirar o passaporte mais rápido.
      Se vc fizer tudo em nome de solteira, penso que talvez não tenha problemas agora.

      Excluir
  162. Anônimo5/17/2012

    Gostaria de saber se casando com residente americano
    mas seria no Brasil facilitaria o primeiro visto americano?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o visto americano não é difícil de tirar. Eles aprovam 95% das solicitações. É só não inventar e contar mentira. Coloque certinho, leve documentos que comprovem sua renda e vínculos com Brasil e não terá problemas. Renovei o meu 15 dias atrás e foi tranquilo.

      Excluir
    2. Anônimo5/21/2012

      Ola,
      renovei meu passaporte em 2011. Casei e mudei meu nome no mes passado. Gostaria de saber se eu poderia tirar outro passaporte, mesmo com o antigo estar na validade. Vou morar na Inglaterra e acho que eu teria dor de cabeca se eu andasse com o passaporte com o nome de solteira...

      Excluir
    3. pode e deve tirar um passaporte atualizando seu nome.

      Excluir