quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

compras em Dubai

Se quiser dar-se ao trabalho desloque-se ao bairro das lojas «tudo 1 dirham». Chama-se Al-Karama e fica em Bur Dubai.

Ainda nesta zona, procure a rua Al-Fahidi para electrodomésticos e a vizinha Cosmos Lane para as lojas de tecidos e roupa, desde algodões estampados a brocados exóticos.

Importante: tem regatear os preços. Faz parte da tradição e pode mesmo conseguir um negócio interessante. Por norma, atire um valor 50% a 70% abaixo do que lhe pedirem. E seja razoável…

ELETRONICOS

Os shoppings são cheios de lojas de departamento como a Jacky’s, a Jumbo Eletronics e a Plug-ins, mas, para fazer o melhor negócio da cidade em relação a eletrônicos, vá à Computer Street, uma movimentada rua de lojas bem na Khalid Bin Al Waleed Road (Bank Street), em Bur Dubai. Entre onde a rodovia cruza com a Mankhool Road e logo verá a grande loja Computer Depot (355 1515), com amplas salas de showroom que estocam computadores pessoais e periféricos de todas as grandes marcas.

Lá, você descobrirá cerca de um quilômetro e meio de lojas espremidas ao longo de um lado da rodovia com suas pequenas frentes envidraçadas com pilhas dos últimos lançamentos de computadores, impressoras, scaners, e quase todo tipo de acessório que se possa conceber para conexão com internet.

A apenas um ponto luminoso do seu sistema GPS fica a Electrical Street, que compartilha espaço com um mercado árabe na Al Fahidi Street. À noite, as frentes das lojas se iluminam com luzes e flashes fluorescentes, anunciando orgulhosamente fabricantes como a Sharp, Sony, Panasonic e Philips. Há uma vasta gama de artigos eletrônicos para escolher, e vendedores de loja muito interessados em fazer o melhor para seduzir você.

Não se apresse e procure pelo melhor negócio. Em geral, os preços são competitivos, devido ao número de lugares que oferecem o mesmo produto ou similares – portanto, você provavelmente poderá optar por uma boa oferta em um aparelho de DVD, uma câmera digital ou um aparelho de som.

É interessante testar o equipamento na loja para estar certo de que funciona apropriadamente. Muitas lojas fecham para fazer preces entre 13h e 16h e abrem novamente no fim da tarde até às 23h. Vale a pena fazer um pouco de pesquisa antes de sair à caça de artigos eletrônicos, pois os vendedores de lojas nem sempre são bem instruídos sobre o que vendem.

Se você está planejando voltar para casa com uma mercadoria, verifique se está comprando um modelo que irá funcionar em seu país natal (as TVs são ajustadas para operar em diferentes freqüências em diversas partes do mundo, e os aparelhos de DVD estão restritos a tocar discos de uma certa região, portanto, o que funciona em Dubai não necessariamente funcionará no Brasil).

MERCADO DAS ESPECIARIAS

Entre Al Nasr Square e Creek, perto de Gold Souk, Deira. Aberto sáb. a 5ª, 8h-13h e 16h-21h; 6ª, 16h- 21h (maioria dos boxes, outros não têm hora certa). Belas sacolas com ingredientes aromáticos alinham as pequenas fachadas das lojas neste souk colorido. Espere encontrar olíbano, noz-moscada, cardamomo, anis-estrelado, favas de baunilha e açafrão importado do Irã. Este é um dos souks mais legais da cidade e lhe dá uma idéia da velha Dubai, mas não espere um passeio calmo – atravessar a área sem ser atraído para dentro das lojas é trabalho difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário