quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cuba - dicas

O QUE LEVAR:

Como o clima é quente, prefira roupas leves. De dia, bermudas e camisas de malha, além de sandálias ou sapatos confortáveis (quem quiser realmente conhecer a cidade vai caminhar muito). À noite uma calça sempre vai bem. Para as mulheres, um conselho: Havana não combina com produções exageradas.Tentando simplificar: pense em Havana como nas cidades do Nordeste do Brasil, Salvador em especial.

FUSO HORÁRIO: - 2h em relação ao horário de Brasília.

SOBRE CUBA: República de Cuba (CUBA) é uma ilha subtropical localizada no Mar do CARIBE e aos que pensam tratar-se de uma Ilha com coqueiro no meio terão uma surpresa muito grande ao constatarem que sua dimensão chega a 1.200 km de uma ponta a outra (Mais ou menos a mesma distancia Brasília a Curitiba), quase do tamanho da América Central. Sua população chega a 11 milhões de habitantes sendo 3 milhões somente na capital (Havana).

Não existem analfabetos e 70% de sua população possui nível Universitário e isto por incrível que pareça está trazendo um certo problema na medida em que quase não existe mais a mão de obra campesina para trabalhar nos campos de produção (Problema "Suys Generis"). Cuba é hoje referência no Saneamento Básico, Educação e Medicina Social já que a saúde lá é publica e de ótima qualidade.

CUBA NÃO tem divida externa e vive nos dias de hoje seu melhor momento econômico com um crescimento anual na ordem de 4%. Passou a exportar tecnologia em diversas áreas principalmente, BIOTECNOLOGIA, NOVAS TÉCNICAS NA SAUDE, COSMÉTICA. É um País que esta investindo muito na pesquisa e desenvolvimento do uso do conhecimento humano (Inteligência).

CUBA vem investindo pesado, junto com investidores estrangeiros de diversos Países, na aérea do TURISMO e após 7 Anos de intensa luta para obter conhecimento neste ramo de entretenimento passou a ser referência no destino CARIBE pelo seu profissionalismo e belezas naturais e certamente daqui a alguns anos estará exportando tecnologia e conhecimento aos seus antigos professores. Foram e estão sendo muitos os pedidos de instalação de grandes hotéis, das mais famosas Cadeias Hoteleiras Mundiais, que estarão atendendo a grande demanda, não só para o viajante de turismo mas também, para os mais de 500 Eventos de cunho internacionais que ali se desenvolvem anualmente.

CUBA também é muito procurada por quem busca TRATAMENTO DE SAÚDE de Primeiro Mundo com preços bem menores. O investimento na pesquisa médica tem sido muito grande em CUBA a ponto de algumas patologias somente encontrarem resposta terapêutica ou cirúrgica em seus Centros de Tratamento de Havana tais como: RETINOSES PIGMENTAR, PISORIASES, VITILIGO, GLAUCOMA, RESTAURAÇÃO NEUROLOGICA (Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Traumatismos Crâneoencefálico, Paralisia Cerebral Infantil, Seqüelas de Anoxia Cerebral Tumores do S.N.C, Lesões traumáticas da Espinha Vertebral, Alterações relativas ao Envelhecimento Cerebral, Enfermidades Neuromusculares e de Nervos Periféricos e tantas outras). Estão muito avançados nas pesquisas de AIDS e CARCINOMAS através de seus Centros de pesquisa em BIOENGENHARIA e BIOLOGIA MOLECULAR (DNA).

Enfim, CUBA pode oferecer muito mais que simples destino Caribenho para Turismo, CUBA é uma NAÇÃO e procura agir como tal, de maneira soberana e desafiadora, com seus problemas, principalmente ao financiamento externo (Lei do BLOQUEIO, abusiva e intromissora ESTADONIDENSE) e tantos outros que somente a eles, os Cubanos, caberá resolve-los.
CUBA é banhada pelo Mar do CARIBE portanto, aquele azul-turquesa tão afamado e divulgado cujas águas mantém uma temperatura média de 26 graus anuais e do ar a 38 e 40 graus, recomendamos curtir as inigualáveis águas das praias de VARADERO, CAYO LARGO ou CAYO CÔCO. São águas límpidas, cristalinas e tranqüilas, sua areia é extremamente fina e branca.

CORRENTE ELÉTRICA: 110 Volts e 60 Hz entretanto, os hotéis mantém em quase sua totalidade, tomadas de 220 Volts. Leve adaptador universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário