quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

etiqueta em Dubai

1) nunca cruze as pernas: mostrar a sola do sapato se constitui um insulto por ser a parte do corpo mais baixa a entrar em contato com o chão é considerada impura.

2) considera-se a mão esquerda “suja”, portanto evite receber presentes, cartões, cumprimentar e até gesticular com essa mão.

3) Não se pode fotografar mulheres nas ruas, se for pego pode levar uma pena em praça pública. Na verdade o ideal é não aparecer com a câmera para evitar qualquer coisa.

4) Dirigir lá é impossível, mas por causa das placas…

5) Ele contou que um amigo foi comprar um relógio e perguntou o preço, o vendedor disse , e o amigo falou “ok”. O vendedor se ofendeu dizendo que não iria vender, que o cliente PRECISA negociar , não pode aceitar de cara o valor.. isto é, qualquer compra tem que ser pechinchada.. E vale a pena.

6) Todos os homens lá se vestem igual, de “thoub”, o que mostra quem tem mais dinheiro são os acessórios (jóias, relógios) e a ornamentação da roupa, normalmente banhada a ouro quando o árabe tem dinheiro.

7) Há um respeito particular, e que precisa ser demonstrado, em relação ao islamismo e à família real.

8) Em situações formais, é educado levantar-se quando alguém entra na sala e oferecer um aperto de mão a todos os homens presentes.

9) Só ofereça sua mão a uma mulher árabe se ela fizer isto primeiro.

10) É gentil perguntar a um islâmico sobre sua família, mas não sobre suas esposas.
Você provavelmente será chamado por um nome de tratameto seguido de seu primeiro nome – por exemplo, senhor Daniel – e não é incomum as mulheres serem também identificadas pelo nome do marido – senhora Daniel.

11) Como nos últimos dez anos, o tratamento entre as pessoas tem sido mais informal, evite ofender os moradores com demonstrações públicas de afeição e sensualidade. Isto é ainda mais grave durante o Ramadã (quando todos esperam que as roupas sejam mais conservadoras) e no Heritage Village, mas em casas noturnas você não encontrará trajes muito diferentes dos ocidentais.

12) O topless não é permitido, mesmo em praias privadas, e algumas mulheres podem ouvir pedidos para que não usem tanga ou fio-dental.

13) Seja respeitoso ao tirar fotografias, e sempre peça o consentimento de quem for fotografar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário